Com a escritora santa-cruzense Valesca de Assis como patrona, a abertura da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre ocorreu no início da noite desta quarta-feira, 1, na Praça da Alfândega. As atividades coordenadas pela Câmara Rio-Grandense do Livro seguirão até o próximo dia 19, com o tema “Tempo para ler, todo mundo tem”.
A homenagem especial nesta edição é aos países nórdicos, em especial à região da Escandinávia, com a participação de diversos autores convidados da área durante a programação. Em sua mensagem, Valesca considerou a feira um evento de resistência, pois se mantém mesmo com os problemas de recessão econômica e outras necessidades da população, permanecendo o lugar da cultura na praça.
Ela esteve acompanhada pelo marido Luiz Antônio de Assis Brasil, que foi patrono da 43ª Feira do Livro. Pouco antes da abertura, nas proximidades ocorreu um protesto de grupos vinculados ao magistério contra o governo de Sartori e o prefeito Nelson Marchezan Júnior, causando certo constrangimento entre os convidados.
Publicidade