No momento em que escrevo estas linhas (quinta-feira, dia 10, 12h54), eu, na condição de mediador, já passei, junto com a Fliscs, por quatro escolas de nossa região: Guilherme Hildebrand, Bom Jesus, Menino Deus e Cardeal Leme.
Para mim, o mais legal é isto: conhecer as escolas, funcionários, os professores, seus alunos… E, claro, um pouco mais da intimidade e processo criativo de meus colegas escritores.
Principalmente, o processo criativo!
A 2ª Festa Literária de Santa Cruz do Sul, uma genial promoção do Sesc, está no comecinho da edição deste ano e já é um sucesso! Me empolga o envolvimento das escolas, o carinho e respeito dispensados pelos alunos, a atenção deles, admiração e talento – pois que alguns também se “arriscam” nas letras, fazendo, com muito orgulho, a leitura de seus textos e tal.
Publicidade
Muito, muito legal, mesmo!
Angelita Borges, Rudinei Kopp, Romar Beling, Edison Botelho, Marcio Scheibler e Jorcenita Alves Vieira fizeram muito bem as suas partes, cada qual com seu estilo, expondo com muita propriedade o gênero literário por qual transitam. Os alunos se divertem, perguntam, provocam… Eu me divirto. Os escritores se divertem. Uma festa, enfim, no sentido literal! E literária!
Nesta segunda-feira, a Festa continua. Continua e tenho a certeza que, com a sua realização agora, neste trabalho tipo de “formiguinha”, o Sesc está fazendo a sua parte – com muita categoria! – para que tenhamos uma Santa Cruz do Sul bem melhor de se viver, num futuro logo ali.
Publicidade