O duo Batuque de Cordas, formado pelos violonistas Vinicius Correa e Claudio Veiga, de Porto Alegre, está de volta a Santa Cruz do Sul. Desta vez, para apresentar um espetáculo em um espaço ainda inédito para a dupla, o auditório da Escola Família Agrícola (Rua Dom Antonio Reis, 308, em Linha Santa Cruz). O show é hoje, a partir das 20 horas, com ingressos no local a R$ 10,00.
Vinicius Correa, que tem uma relação mais íntima com a cidade, por conta de laços pessoais – amoroso e familiares –, disse que o espetáculo visa divulgar a tradição musical brasileira e valorizar sua história. “Seguimos homenageando o Lundu, por exemplo, que é o primeiro musical surgido no Brasil e tema do CD mais recente do Batuque”, comentou ele, referindo-se ao disco homônimo Lundu, de 2015 – a dupla também tem os discos Batuque de Cordas, de 2002, e Trio, de 2006, com a participação do percussionista Gustavo Finkler. Vinicius e Claudio também participam dos CDs Espia Só, de 2004, do duo Retrato Brasileiro, e Lendas Africanas, de 2012.
O traço mais marcante da dupla, essencialmente instrumental, é a originalidade com que aborda os arranjos das composições. Os violões integram uma intensa trama musical cheia de timbres, ritmos e melodias em constante diálogo. Também o alto-astral e alegria que emanam dos músicos são algo infinitamente contagiante. Tocam com alegria e como se fosse simples, assim, tocar. Sempre muito impressionante.
Publicidade
Entre a coleção de prêmios cabe destacar os Açorianos de Melhor Disco Instrumental e Melhor Grupo Instrumental, em 2003, pelo disco homônimo, de estreia. Desde sua criação, em 2002, o duo tem participado de festivais de música instrumental e apresentações por alguns dos principais países da Europa. Acaba de retornar, por exemplo, de uma turnê pela Bélgica, país que já faz parte da rotina do Batuque.