Após o roubo de um manuscrito raro da escritora britânica J.K. Rowling, a autora pediu em seu Twitter para que os fãs de Harry Potter não comprem o material, caso tenham conhecimento de sua venda. O cartão teria sido vendido em 2008, em um leilão, por 25 mil libras (cerca de R$ 100 mil), com o objetivo de arrecadar fundos para caridade.
O material, juntamente com jóias, foi roubado de uma propriedade na cidade inglesa de Birmingham em abril. Segundo a polícia britânica, é esperado que os fãs auxiliem os policiais a encontrarem o manuscrito. De acordo com publicação da polícia, o cartão “é extremamente valioso”.
O manuscrito é um cartão de tamanho A5, com frente e verso preenchidos a mão por J.K., contabilizando 800 palavras. A história se passa anos antes do nascimento do bruxinho britânico, e conta aventuras de James Potter e Sirius Black.
Publicidade
J.K utilizou o Twitter para pedir a ajuda dos fãs: “Por favor, não compre isso se lhe for oferecido. Foi vendido em um leilão para o Englishpen, o dono apoiou a liberdade de escritores por meio da aquisição da história”, escreveu a autora.
A instituição onde o leilão ocorreu, em 2008, é um centro da associação internacional de escritores, que trabalha defendendo a liberdade de expressão ao redor do mundo, principalmente, onde há risco em manifestar pensamentos e opiniões.
Publicidade