Se você recebeu notificações de que um dos seus amigos tenha mencionado você em um comentário no Facebook, tome cuidado. É dessa forma que um vírus – que roupa os dados dos usuários – se espalhou na semana passada e afetou inúmeros brasileiros.
Cerca de 10 mil usuários foram afetados, em apenas 48 horas. Usuários de todo o mundo foram infectados, mas, brasileiros se destacam: De acordo com a empresa de segurança digital Kapersky Lab, 37% casos foram registrados no país.
A empresa foi a responsável pela descoberta do vírus, além de divulgar dados sobre a sua disseminação. A principal isca é a notificação na rede social – como citado no primeiro parágrafo – onde o usuário recebe um aviso que um de seus amigos o mencionou em um comentário.
Publicidade
Quando infectados, os criminosos que estão por trás do vírus conseguem ter acesso a conta na rede social. Dessa forma, é possível entrar em todas as suas funcionalidades e configurações, além de conseguirem disseminar o vírus.
Dessa forma, é feita a prática do phishing, fraude eletrônica usada para dados pessoais como senhas e dados financeiros. Quando o usuário clicava na notificação, um vírus – do tipo trojan – instalava uma extensão no Google Chrome. Apenas dispositivos com o sistema operacional Windows foram infectados. Não só computadores, como também, celulares.
Publicidade
* Com informações do Diário Gaúcho