O fã de cultura pop brasileiro tem, em média, 25,5 anos de idade, é homem, mora no Sudeste, tem ensino superior completo e renda familiar entre 3 e 6 salários mínimos. É o que mostra a pesquisa encomendada pelo Grupo Omelete – que coletou e analisou informações de 13.724 pessoas que responderam 102 questões relacionadas a comportamento, hábitos de consumo, preferências sobre consumo de mídia e mobilidade.
Hábitos de Consumo de Cultura Pop no Brasil
A grande surpresa foi a popularidade das plataformas de streaming, que ultrapassaram a TV a cabo como o “local” predileto para assistir a filmes – o cinema ainda é o predileto (cinema com 66%, streaming com 21% e TV a cabo com 3%). Netflix e YouTube são os streamings mais usados (83% e 70%, respectivamente). O (agora extinto) Popcorn Time aparece em terceiro, com 25%. O mais curioso: em 2014, quando foi realizada a segunda edição da pesquisa, 32% não utilizavam nenhum serviço desse tipo.
“O Cinema ainda está em primeiro lugar na preferência do público, mas a ascensão do streaming representa a principal mudança de comportamento dos consumidores de cultura pop. Isso mostra como o serviço está dominando o mercado, e a abrangência do Netflix com o tema super-herói gerou a química perfeita”, ressalta Pierre Mantovani, CEO do Grupo Omelete.
Publicidade
Confira outras curiosidades apontadas pela pesquisa:
• A série Demolidor (da Marvel e Netflix) foi a mais vista pelos respondentes da pesquisa, ultrapassando Game Of Thrones, vencedora nos últimos dois anos;
• Robert Downey Jr. (o Homem de Ferro) é o ator predileto, enquanto Scarlett Johansson (a Viúva Negra) é a atriz preferida – reflexo direto do sucesso da Marvel. Apesar disso, o Batman aparece no topo como o super-herói mais amado, o mesmo resultado do ano passado.
• O filme citado como “O melhor dos de todos os tempos” foi Star Wars – Episódio V: O Império Contra Ataca, e o melhor dos últimos 12 meses foi Mad Max: Estrada da Fúria, seguido, sem surpresa, de Avengers: Era de Ultron.
Publicidade
• As marcas mais amadas pelos respondentes continuam sendo Marvel, Disney, Google, DC Comics e Apple – sem mudanças em relação a 2014.
• WhatsApp e Facebook são as redes sociais mais usadas, seguidas de YouTube, Instagram, Twitter e Snapchat – esse último em posição de destaque (com 26% da citações como “uso todos os dias”), considerando que essa rede social praticamente nem existia ano passado.
• Warner e HBO são os canais prediletos entre todos os abertos e fechados da TV (59% e 53%). SBT aparece na frente da Globo (10% e 8%), mas o programa Masterchef foi eleito o predileto, seguido de The Noite.
Publicidade
Com informações da NB Press.