Os palhaços Canela e Eustáquio decidem buscar uma nova terra e decidem, então, criar um novo país. Através do olhar ingênuo e transgressor do palhaço procuram uma nova realidade onde a alegria, a brincadeira e a felicidade são elementos fundamentais na construção do novo território, que passam a chamar de lar. A busca de dois palhaços por uma nova morada é o enredo do espetáculo do grupo passo-fundense Ritornelo de Teatro, “Faixa de Graça”, que será apresentado no próximo domingo, 6, Santa Cruz do Sul.
O espetáculo, feito para ser apresentado na rua, é resultado de uma parceria entre o Ritornelo e o Off-Sina de Circo Teatro de Rua, do Rio de Janeiro. Juntos, os grupos mesclaram suas características e a peça aborda, através da linguagem do palhaço brasileiro, questões de cidadania e brasilidade. A escolha pelos palhaços surgiu do desejo do Grupo Ritornelo. “É um desejo que temos há muito tempo – não só a coisa do palhaço em si, do tipo de comicidade, pois já trabalhamos a linguagem em alguma medida em outros espetáculos – mas em especial esta forma do palhaço brasileiro, dele na rua, numa relação próxima às pessoas, de chão mesmo”, comenta Guto Pasini, responsável pela interpretação de um dos palhaços em cena.
Depois de passar por diferentes cidades do Rio Grande do Sul, o espetáculo poderá ser conferido em santa Cruz, na Avenida do Imigrante, ao lado da Comercial Zaffari, às 16h30. A apresentação é gratuita e aberta ao público que estiver interessado em viajar através da visão de dois palhaços em busca de uma nova forma de viver o mundo. A peça conta com a apresentação do Ministério da Cultura e o patrocínio da Comercial Zaffari por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura.
Publicidade