Seja qual for a aposta do cinéfilo para o resultado do Oscar, que será anunciado na noite deste domingo, 22, vai ser uma aposta de risco. Embora a divisão de favoritismo seja relativamente comum na mais importante premiação de Hollywood, poucas vezes chegou-se ao momento da cerimônia com dúvidas tão latentes quanto a quem será o vencedor.
Diferente de outras ocasiões, as diversas premiações que antecedem o Oscar não apontaram um único e claro favorito. O Globo de Ouro, por exemplo, consagrou Boyhood – Da Infância à Juventude, de Richard Linklater, que foi rodado durante 12 anos, acompanhando o crescimento de um menino, e é de longe o preferido dos críticos. O Bafta, conhecido como “Oscar britânico”, foi pelo mesmo caminho. Já Birdman, de Alejandro Iñárritu, que segue um ator decadente tentando voltar ao estrelato, papou os troféus entregues pelos sindicatos dos atores, produtores e diretores. Na semana passada, a disputa ganhou um ingrediente a mais: o sindicato dos roteiristas não premiou nem um nem outro, e sim O Jogo da Imitação, de Morten Tyldum, que conta a história do matemático inglês Alan Turing. E agora?
Com efeito, a dúvida se estende a outras categorias, como a de roteiro original, e uma das mais badaladas, a de melhor diretor. A estatueta acabará nas mãos de Linklater ou de Iñárritu? Ou ainda nas de um terceiro? Na categoria de melhor ator, há outro dilema que desafia os apostadores: vencerá Michael Keaton (Birdman) ou Eddie Redmayne, com sua magistral interpretação do físico Stephen Hawking em A Teoria de Tudo? Só esperando.
Publicidade
SURPRESAS
Por outro lado, outras categorias não devem render surpresas. A sempre ótima Julianne Moore, por exemplo, está mais do que carimbada para consagrar-se melhor atriz por Para Sempre Alice. Da mesma forma, o prêmio de atriz coadjuvante não deve escapar de Patricia Arquette, por seu elogiado trabalho em Boyhood. Na categoria de ator coadjuvante, dois veteranos estão no páreo e dividem os analistas: JK Simmons, por Whiplash, e Robert Duvall, por O Juiz.
Para o Brasil, que mais uma vez ficou de fora do Oscar, resta torcer por O Sal da Terra, documentário franco-brasileiro de Wim Wenders sobre o gênio da fotografia Sebastião Salgado. Ou então, em um espírito de solidariedade para com os vizinhos, torcer pelo divertidíssimo argentino Relatos Selvagens, esse sim indicado a melhor filme estrangeiro. A cerimônia será apresentada pelo ator Neil Patrick Harris, astro da série How I Met Your Mother. Entre as atrações já anunciadas, estão números musicais com Lady Gaga e Adam Levine.
Publicidade
COMO VER
O canal pago TNT vai transmitir ao vivo a cerimônia do Oscar, com comentários do crítico Rubens Ewald Filho. A cobertura começa às 20h30, direto do tapete vermelho. A Rede Globo também fará a transmissão da entrega dos prêmios, mas apenas a partir das 23h45, após o Big Brother Brasil. A cobertura será comandada pela jornalista Maria Beltrão, com comentários de Artur Xexéo e Lazáro Ramos.
INDICAÇÕES
Publicidade
Melhor filme:
Sniper Americano
Birdman
Boyhood: Da Infância à Juventude
O Grande Hotel Budapeste
O Jogo da Imitação
Selma
A Teoria de Tudo
Whiplash
Melhor diretor:
Alejandro Gonzáles Iñárritu (Birdman)
Richard Linklater (Boyhood)
Bennett Miller (Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo)
Wes Anderson (O Grande Hotel Budapeste)
Morten Tyldum (O Jogo da Imitação)
Melhor ator:
Steve Carell (Foxcatcher)
Bradley Cooper (Sniper Americano)
Benedict Cumbertatch (O Jogo da Imitação)
Michael Keaton (Birdman)
Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo)
Publicidade
Melhor ator coadjuvante:
Robert Duvall (O Juiz)
Ethan Hawke (Boyhood)
Edward Norton (Birdman)
Mark Ruffalo (Foxcatcher)
JK Simons (Whiplash)
Melhor atriz:
Marion Cotillard (Dois Dias, uma Noite)
Felicity Jones (A Teoria de Tudo)
Julianne Moore (Para Sempre Alice)
Rosamund Pike (Garota Exemplar)
Reese Witherspoon (Livre)
Melhor atriz coadjuvante:
Patricia Arquette (Boyhood)
Laura Dern (Livre)
Keira Knightley (O Jogo da Imitação)
Emma Stone (Birdman)
Meryl Streep (Caminhos da Floresta)
Publicidade