O que antes era apenas um hobby se transformou em coisa séria para o preparador físico da equipe juvenil do FC Santa Cruz, Jeferson Ogliari, 27 anos. Apaixonado por videogame, ele vai encarar um desafio inédito fora das quatro linhas amanhã e domingo, quando participará do Campeonato Gaúcho de Futebol Virtual 2017 no Bourbon Wallig, em Porto Alegre.
O torneio é da Federação Gaúcha de Futebol Digital e Virtual. Ogliari disputará partidas do PES 2017 para Play Station 4 com outros 127 competidores. O time escolhido por ele é o todo poderoso Barcelona, de Neymar, Messi e Suárez. Além do troféu, o vencedor garantirá vaga na etapa nacional, em setembro, em Brasília. “A organização é fantástica, existem premiações muito boas e competir em um nível mais profissional sempre foi minha vontade”, explicou o jovem, que treina de duas a três horas por dia, o que é considerado insuficiente. “Sei que é pouco, pois vou enfrentar adversários que praticam de cinco a seis horas diárias e até já competiram em torneios nacionais”, admitiu.
O estudante do quinto semestre de Educação Física esteve apenas em campeonatos locais. A ideia é ganhar experiência para encarar novos eventos pelo País no futuro. “O objetivo é o título, mas se ficar entre os 16 melhores do Estado já volto satisfeito, até porque vai ser minha primeira participação em nível estadual”, projetou Ogliari, que concilia o curso na Unisc, os treinamentos no Galo e o videogame. “No Santa Cruz, preparo os atletas na parte física e em casa preciso me preparar psicologicamente e treinar os dedos”, brincou.
Publicidade
Título mundial de paulista é inspiração
Em 3 de junho passado, o paulista Guilherme Fonseca, o Guifera, de 17 anos, sagrou-se campeão mundial de PES em Cardiff, País de Gales, no mesmo dia da final da Liga das Campeões da Europa. A conquista do brasileiro é vista como uma maneira de difundir a modalidade e atrair mais praticantes.
“Muitos gostariam de participar de uma competição, porém não sabem, é pouco divulgado. Só quem acompanha mesmo fica sabendo”, comentou Jeferson Ogliari, que procura informações nas redes sociais e assiste a vídeos de tutoriais no YouTube para se manter informado sobre o futebol digital.
Publicidade
A programação do Gaúcho de Futebol Virtual e Digital tem outras atrações, como a presença do ex-jogador Wendell Lira, vencedor do Prêmio Puskás 2015 de gol mais bonito da temporada, oferecido pela Fifa. Ele deixou os gramados no ano passado e se tornou um gamer, dando dicas e ajudando a reforçar a divulgação da modalidade. n