Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

De olho no adversário

Como o Lajeadense se prepara ao duelo contra o Avenida

Em 2016, o Lajeadense foi rebaixado para a Série A2 do Campeonato Gaúcho. Um ano depois, o clube do Vale do Taquari está a dois jogos de voltar à elite. Para alcançar esse objetivo, terá de superar o Avenida em dois clássicos regionais nas semifinais da Divisão de Acesso. O primeiro duelo será amanhã, às 18h30, na Arena Alviazul, e o segundo no sábado seguinte, às 16 horas, nos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul.

A mobilização é total em Lajeado para recolocar a equipe entre os grandes, atestou o diretor de Futebol Tales Cabeceira em entrevista à Gazeta do Sul ontem à tarde. “Este é o momento que o Lajeadense tem esperado há 12 meses, depois da queda da primeira divisão: a hora de poder decidir e, quem sabe, retornar à elite do futebol gaúcho. Há uma expectativa muito grande na cidade e entre os jogadores”, ressaltou o dirigente, apontando a força do adversário como fator dificultador da tarefa. “O Avenida fez uma grande campanha, é considerado favorito, até porque decide em casa, mas nós, devagarinho, fomos crescendo na competição, amadurecendo. Esperamos fazer dois grandes jogos e conseguir o acesso”, sublinhou.

O Lajeadense terminou a primeira fase na segunda colocação do Grupo B com 24 pontos e eliminou o Pelotas nas quartas de final – 0 a 0 na Boca do Lobo e 2 a 0 na Arena Alviazul. Tales garante que o elenco está preparado para o Periquito. “Nosso grupo de jogadores está acostumado a decidir. Nos últimos seis jogos, não podíamos perder para tentar uma classificação. O grupo se fechou. Vieram algumas contratações que deram um padrão de qualidade a mais para a equipe. Esperamos que eles possam fazer a diferença e trazer o tão sonhado acesso novamente”, estimou.

Publicidade

A rivalidade histórica entre os vales dos rios Pardo e Taquari é um ingrediente extra para a penúltima fase da Série A2. “A gente sabe que essa história entre Avenida e Lajeadense já é real há algum tempo. São duas equipes tradicionais do futebol gaúcho. Esse clássico regional mobiliza as torcidas e as cidades. Sabemos que as coisas vão se decidir dentro de campo. Temos um time maduro e esperamos que os atletas possam fazer o seu melhor e conseguir subir”, salientou Tales. O fator local se transformou em um trunfo para o Lajeadense, que não perdeu na Arena Alviazul no campeonato. “Espero que continue fazendo a diferença. Os jogadores se identificaram com a torcida”, observou.

Rodrigo Bandeira busca mais um acesso na carreira

O Lajeadense é comandado por Rodrigo Bandeira, que teve uma rápida passagem pelo Santa Cruz na Divisão de Acesso de 2016, onde ficou por apenas duas semanas. Orientou o time em quatro jogos, um deles na vitória por 1 a 0 sobre o Avenida no clássico disputado nos Plátanos. Desde setembro em Lajeado, Bandeira espera colocar seu nome na história do clube, repetindo um feito de 2014, quando obteve o acesso à primeira divisão com o União Frederiquense.

Publicidade

“É importante que a gente consiga qualquer tipo de vantagem para levar para Santa Cruz. Temos muito respeito pelo adversário. Começamos a pré-temporada com dois confrontos contra o Avenida (vitórias por 1 a 0 e 2 a 1 na Taça Cigha/Gazeta – Copa dos Vales) e vamos encerrar uma campanha em busca de uma vaga para a Série A1 com mais dois confrontos. Então, é uma coincidência. O que passamos lá no começo do ano, tenho certeza que vai ser totalmente diferente. Temos que ser inteligentes e saber enfrentar o Avenida como todos os outros adversários que vieram aqui em Lajeado”, definiu.

Apesar de não indicar o time, Bandeira deve repetir a escalação que iniciou na vitória por 2 a 0 sobre o Pelotas no último sábado com uma mudança: a entrada de Marquinhos ou Anderson Ijuí na vaga de Gabriel Davis, que deixou o clube. A tendência é que o Lajeadense vá a campo com Vanderlei; Mano, Danilo, Basso e Kaiser; Indio, Germano, Marquinhos ou Anderson Ijuí e Saldanha; Dudu e Padú.

Leandro Vuaden apita o clássico na Arena Alviazul

Publicidade

O primeiro confronto entre Avenida e Lajeadense nas semifinais da Divisão de Acesso vai ter arbitragem da primeira linha do futebol brasileiro. Em sorteio na Federação Gaúcha de Futebol, ontem, ficou definido que o experiente Leandro Pedro Vuaden dirigirá o clássico dos Vales, com assistência de Leirson Peng Martins e Jorge Eduardo Bernardi pelos lados do campo.

O time do Avenida para amanhã está encaminhado desde o trabalho no campo do Águia Master na quarta-feira. O técnico Fabiano Daitx ajusta os últimos detalhes na atividade de hoje e depois a delegação toma o rumo de Lajeado. O outro jogo das semifinais será no domingo, às 15h30, em Santa Maria, entre Internacional-SM e São Luiz, com Márcio Coruja no apito.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.