Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Teste

Replay estreia no Mundial hoje

Pela primeira vez, a Fifa vai testar em uma competição oficial o uso do replay para ajudar árbitros. A experiência vai ocorrer durante o Mundial de Clubes, no Japão, a partir de hoje, quando Kashima Antlers, o time da casa, enfrenta o Auckland City, da Nova Zelândia, às 8h30 (de Brasília), em Yokohama. Um assistente do árbitro fica dentro de um centro de transmissão, com acesso a todas as imagens. Ele pode informar ao juiz por meio de um circuito fechado sobre lances como pênaltis, cartões vermelhos e se a bola cruzou ou não a linha do gol. Cabe ao árbitro tomar a decisão final.

“Isso representa um grande passo no teste da tecnologia”, declarou o holandês Marco van Basten, diretor de Desenvolvimento Técnico da Fifa. “Sentimos que estamos preparados para testar a tecnologia. Vamos entrar em um território desconhecido”, observou. “O ritmo do jogo precisa ser mantido e a autoridade precisa ser mantida com o árbitro”, defendeu Massico Bussaca, chefe da Arbitragem da Fifa.

Para que o sistema funcione, os juízes que estão no Japão passaram por um “intenso treinamento” antes de começar a usar o novo sistema. Em uma segunda etapa, os árbitros usaram jogadores de fato em amistosos e treinamentos para avaliar a confiabilidade do procedimento. As câmeras foram instaladas no estádio de Yokohama e, ali, novos testes também foram realizados. Se aprovado, o sistema passará a ser testado em campeonatos nacionais pelo mundo já em 2017. O plano da Fifa é que, caso a tecnologia se mostre confiável, o replay e a assistência de vídeo sejam usados na Copa do Mundo da Rússia 2018.

Publicidade

Um jogo abre o torneio nesta sexta

O japonês Kashima Antlers e o neozelandês Auckland City duelam hoje, às 8h30 (de Brasília), no estádio Internacional de Yokohama, para definir qual deles enfrentará o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, nas quartas de final, neste domingo, no mesmo horário, em Osaka, onde mais cedo, às 5 horas, haverá o confronto entre América, do México, e Jeonbuk Hyundai, da Coreia do Sul.

Já nas semifinais, Atlético Nacional e Real Madrid esperam seus rivais. O clube colombiano jogará na próxima quarta-feira, às 8h30, em Osaka, contra o time japonês ou neozelandês ou o sul-africano. A equipe espanhola, no dia seguinte, no mesmo horário, em Yokohama, terá pela frente o representante mexicano ou o sul-coreano. A grande final será no dia 18, às 8h30, em Yokohama. Nos mesmos dia e local, porém às 5 horas, os perdedores das semifinais se enfrentarão pelo terceiro lugar.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.