Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

Relembre os quatro títulos do Grêmio na Copa do Brasil

O Grêmio, ao lado do Cruzeiro, é o time que mais vezes venceu a Copa do Brasil. A equipe foi também a que disputou mais vezes a final do torneio: chegou a decisão em oito ocasiões. E a história do Tricolor gaúcho na competição segue na noite desta quarta-feira, 7, quando o time de Renato Portaluppi disputa o segundo jogo da final da edição de 2016 contra o Atlético-MG, na Arena.

Da primeira edição do torneio, em 1989, até hoje, o Grêmio soma quatro títulos. Venceu em 1989, 1994, 1997 e 2001. O mais recente, inclusive, é o último campeonato nacional vencido pela equipe que vive um jejum de 15 anos. Podendo perder por até um gol de diferença para ficar com a taça, o Portal Gaz relembra as outras edições da Copa do Brasil vencidas pelo Tricolor:

COPA DO BRASIL 1989

Publicidade

Além de ser o maior campeão da competição ao lado do Cruzeiro, o Grêmio foi também o primeiro a vencer o torneio. Na ocasião, o Tricolor, na época comandado por Claudio Duarte, teve como primeiro desafio o Ibiraçu, do Espírito Santo. A equipe superou o clube sem dificuldades e garantiu classificação para as oitavas de final.

Já na fase mata-mata, enfrentou o Mixto, do Mato Grosso e conquistou mais uma vitória tranquila, por 5 a 0. Nas quartas, o Bahia foi o adversário da equipe. O Grêmio conquistou duas vitórias e garantiu vaga na semifinal. O Flamengo entrava na mira do Tricolor e, após um empate por 2 a 2 na primeira partida, o time gaúcho conquistou um resultado histórico: venceu por 6 a 1.  

O adversário da final, disputada no dia 2 de setembro, era o Sport Recife. Na primeira partida o Grêmio soube conter a motivação dos pernambucanos e de sua torcida, garantindo um importante empate. No jogo de volta, o Olímpico lotou e, para delírio dos 60 mil torcedores gremistas, o jogo foi 2 a 1, com gols de Assis e Cuca. O Grêmio conquistava invicto o campeonato. 

Publicidade

COPA DO BRASIL 1994

Publicidade

Das seis edições da Copa do Brasil disputadas até então, o Grêmio chegou a cinco finais. E foi em 1994 que o Tricolor, então comandado por Luiz Felipe Scolari, chegou ao bicampeonato, com seis vitórias e quatro empates. Foram treze gols a favor e apenas três contra. 

Na primeira fase, passou pelo Criciúma, vencendo por 4 a 3 no agregado, em um jogo duro. Nas oitavas, tinha pela frente o Corinthians. Contra os paulistas, empatou em 2 a 2 e venceu por 2 a 0, garantindo vaga nas quartas de final, quando enfrentou o Vitória. Duas vitórias por 1 a 0 colocaram o time de Porto Alegre na semifinal. Então, o Vasco se tornava o adversário. Um empate por 0 a 0 e uma vitória por 2 a 1, em jogos tensos, colocaram o Grêmio na final, contra o Ceará. 

O time cearense eliminou, entre outras, equipes como Palmeiras e Internacional ao longo da competição. No primeiro jogo das finais, em Fortaleza, um difícil empate em 0 a 0. Em 10 de agosto de 1994, a segunda partida da final contou com um estádio lotado de gremistas que viam nesta decisão a possibilidade de disputar mais uma Libertadores. Logo aos 3 minutos, Nildo marcou o gol título, definindo o placar em 1 a 0.

Publicidade

COPA DO BRASIL 1997

Três anos depois, na temporada 1997, vinha o tricampeonato. Duas vitórias em março, nos confrontos de abertura da competição contra o Fortaleza, do Ceará, garantiram a classificação para a segunda fase. Nas oitavas, diante a Portuguesa, o que se viu foi a reedição da final do Brasileiro do ano anterior e assim como em 1996, o Grêmio venceu a Lusa. Nas quartas, a equipe comandada por Evaristo de Macedo, enfrentou o Vitória. O time gaúcho venceu por 2 a 0 em casa e empatou em 3 a 3 em Salvador, na Bahia. 

Publicidade

Há um passo da decisão, o Corinthians voltava a entrar no caminho do Grêmio. E uma vitória em São Paulo colocou o time na decisão. Venceu por 2 a 1 no Pacaembu e empatou por 1 a 1 no Olímpico. Na decisão, dois empates com o Flamengo, 0 a 0 e 2 a 2, mas como marcou mais gols fora de casa, ficou com a taça.

COPA DO BRASIL 2001

Depois das conquistas de 1989, 1994 e 1997, o Grêmio em 2001 venceu pela quarta vez a Copa do Brasil que ao contrário das anteriores, não foi invicta. 

Em 1995, o Tricolor amargou no estádio Olímpico lotado uma derrota para o Corinthians que lhe tirou o título daquele ano, mas não impediu que a  torcida, em reconhecimento a atuação do time, cantasse o hino do clube ao final do jogo, fato inédito no Brasil. Em 1997, o Grêmio sagrou-se campeão em pleno Maracanã dobrando o Flamengo e devolvendo ao rival o sabor amargo da perda de um título nacional em casa quinze anos antes. Quatro anos depois foi a vez do Corinthians passar pela mesma experiência.

Para chegar a final da Copa do Brasil de 2001, o Grêmio eliminou sucessivamente o Vila Nova-GO, Santa Cruz-PE, Fluminense-RJ, São Paulo-SP, Coritiba-PR, chegando à final com o Corinthians com quem empatou em 2 a 2, depois de estar perdendo por 2 a 0 no Olímpico e bater o time paulista em pleno Morumbi, com uma vitória incontestável por 3 a 1. Com esta vitória o Tricolor não apenas devolvia para o adversário a dolorosa sensação de perda como também tornou-se o 1º Tetracampeão da Copa do Brasil.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.