O sorteio do ATP Finals não reservou sorte para Marcelo Melo e seu parceiro Ivan Dodig. Logo na estreia do torneio, que reúne as oito melhores duplas da temporada, o brasileiro e o croata enfrentaram os irmãos gêmeos Bob e Mike Bryan e acabaram derrotados por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-3) e 6/0.
A partida foi marcada por extremos, como indica o placar. A primeira parcial foi equilibrada, sem quebras de saque, mesmo com chances para os norte-americanos. Logo no primeiro game, Melo e Dodig tiveram de salvar três break points antes de confirmarem o serviço. Os Bryan, por outro lado, não tinham seus saques ameaçados.
O brasileiro e o croata ainda salvaram mais um break point no terceiro game e conseguiram manter o jogo equilibrado. No tiebreak, no entanto, prevaleceu a força da dupla dos Estados Unidos, que conquistaram uma mini-break logo no primeiro ponto. Melo e Dodig reagiram e chegaram a empatar em 2-2, porém não conseguiram manter o ritmo e viram os adversários fecharem o desempate por 7-3.
Publicidade
O jogo no segundo set foi totalmente diferente e passou longe de ser equilibrado como foi a primeira parcial. Melo e Dodig caíram muito de rendimento e não conseguiram confirmar um serviço sequer. Bob e Mike Bryan aproveitaram a queda de nível do brasileiro e do croata e atropelaram, aplicando um pneu em apenas 23 minutos.