O Grêmio será comandado por Romildo Bolzan Júnior nos próximos três anos. O atual presidente tricolor foi reeleito, neste sábado, 12, para seguir à frente do clube. Candidato pela chapa 1, ele superou o ex-jogador Raul Mendes, que concorria pela chapa 2, com 5.605 (85,3%) votos a 963 (14,7%) votos. Romildo terá como vice-presidentes Duda Kroeff, Adalberto Preis, Claudio Oderich, Sergei Costa, Paulo Luz e Marcos Herrmann. A tendência é de manutenção de Renato Portaluppi como técnico tricolor para 2017.
Foram 2.101 sócios que votaram Arena ao longo do sábado. Além dos torcedores que estiveram presencialmente no estádio, outros 4.501 participaram da eleição via internet. O total, de apenas 6.602 votos, ficou abaixo das eleições de 2014, quando 9.013 pessoas votaram, e também de 2012, que contou com 13.491 eleitores, no maior pleito da história do Grêmio. Havia 38 mil gremistas aptos a votar na eleição presidencial. Houve votos de 34 países diferentes pela internet, de acordo com Carlos Biedermann, presidente do Conselho Deliberativo tricolor, que fez o anúncio do vencedor da eleição.
Algumas das suas prioridades foram listadas minutos após o anúncio do resultado na eleição – o hino gremista mal havia acabado de tocar nas caixas de som do auditório da Arena. O mandatário quer resolver, enfim, a negociação para ter a gestão do estádio, investir todo e qualquer centavo sobrando – se é que sobrará – no CT de Eldorado do Sul, que abriga a categoria de base, e quebrar a hegemonia de seis anos do rival no Campeonato Gaúcho.
Publicidade
Um dos desafios listados para sua gestão durante a comemoração da reeleição foi a necessidade de manter a política de evitar a saída precipitada de jovens jogadores. Neste ano, o Grêmio recusou uma investida do Espanyol pelo volante Walace e conseguiu também segurar o assédio sobre Luan. Mantém pedidas altas para ambos nas próximas janelas para contemplar clube e atleta. “Vamos continuar o processo de adequação, ver o Grêmio definitivamente equilibrado, com fonte de receitas organizadas e despesas. Concluir o assunto Arena até o ano que vem, vencer a Copa do Brasil e logo em seguida ser campeão gaúcho no início do ano que vem. Depois, mais títulos pela frente”, disse, ao responder sobre suas aspirações para os próximos três anos.