Passado o sufoco na Copa do Brasil, onde obteve a classificação somente nos pênaltis contra o Atlético-PR nessa quarta-feira, em casa, o Grêmio voltará a campo pelo Brasileirão neste domingo, 25, às 16 horas, na Arena, para enfrentar a Chapecoense na 27ª rodada. Sem vencer há mais de um mês na competição nacional, o Tricolor gaúcho despencou para a 11ª posição, com 37 pontos, oito a menos que o Santos, último integrante do G-4. Como perdeu na estreia para o Furacão por 1 a 0 no tempo normal, o técnico Renato Portaluppi busca o seu primeiro triunfo.
O Grêmio tem três desfalques: Edilson, Walter Kannemann e Maicon, todos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. No treino da manhã dessa sexta-feira, Renato encaminhou a equipe com o volante Ramiro improvisado na lateral direita, Wallace Reis na defesa e Jailson no meio-campo. Mesmo com a fraca atuação no duelo contra o Atlético e o gesto obsceno feito aos torcedores ao ser substituído, Henrique Almeida está mantido no ataque. A justificativa de Renato para isso é que ele pediu desculpas à torcida após o jogo.
“As colocações (dos substitutos dos suspensos) que fiz basicamente são jogadores da posição que vinham jogando. Até porque são três jogadores que perdemos e eu tenho que colocar os substitutos. Sobre o Henrique, já temos problemas de atacantes. Ele errou, admitiu, pediu desculpas. Até peço que o torcedor entenda e apoie. Se tivesse mais jogadores à disposição, talvez seria diferente. Mas tenho que passar confiança a ele para fazer seu papel principal, que é o gol”, argumentou Renato. Ele ainda não conta com Negueba e Everton, ambos em fase final de recuperação de lesões.
Publicidade
Apesar do revés para o Atlético-PR, ele pediu a mesma entrega. “Tem que ter personalidade para jogar dentro do campo do adversário. Todos os jogos são difíceis no Brasileiro. Fomos bem no outro jogo, dei os parabéns para o time. Tudo que foi treinado na terça, o time fez e bem feito. Então não tem por que mudar. Só as peças diferentes, devido às suspensões”, ponderou o técnico, que descartou a possibilidade de poupar atletas em razão da Copa do Brasil. “O Grêmio vai com o que tiver de melhor. Tem de estar ligado nas duas competições”, definiu Renato.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2016 – 27ª RODADA
GRÊMIO x CHAPECOENSE
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 25 de setembro de 2016, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa-PA)
Assistentes: Márcio Gleidson Correia Dias (PA) e Helcio Araújo Neves (PA)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Ramiro, Pedro Geromel, Wallace Reis e Marcelo Oliveira; Walace, Jailson, Pedro Rocha, Douglas e Luan; Henrique Almeida
Técnico: Renato Portaluppi
Publicidade
CHAPECOENSE: Danilo; Gil, Rafael Lima, Filipe Machado e Sérgio Manoel; Josimar, Cléber Santana, Matheus Biteco, Arthur Maia e Thiaguinho; Kempes
Técnico: Caio Júnior