Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Copa do Brasil

Grêmio vence o Atlético-PR e traz vantagem para Porto Alegre

O primeiro objetivo do Grêmio foi atingido na estreia das oitavas de final da Copa do Brasil. O time gaúcho venceu o Atlético-PR por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, 24, no gramado sintético da Arena da Baixada, em Curitiba. Com o resultado, o Tricolor pode empatar por qualquer resultado no duelo de volta no dia 21 de setembro, na Arena, para avançar às quartas de final. Já a equipe rubro-negra precisa vencer por dois ou mais gols de diferença ou devolver o placar para levar a decisão aos pênaltis. 

Grêmio faz gol cedo para ter tranquilidade

O Tricolor entrou com novidades em campo. Além dos retornos dos campeões olímpicos Walace e Luan, o técnico Roger Machado optou pela saída de Everton e reforçou o meio-campo com a entrada de Ramiro. Ele também manteve Miller Bolaños e deixou Pedro Rocha no banco de reservas. Bem compactado, o Grêmio não cedia espaços ao adversário e ainda conseguiu fazer o que desejava: gol. Logo aos 8 minutos, Walace avançou pelo meio e encontrou Douglas. O camisa 10 deu um lindo toque de letra para Bolaños, que só desviou na saída de Weverton – 1 a 0. 

Publicidade

Aos 16, Luan bateu da entrada da área e o goleiro do Furacão segurou firme. O time gaúcho seguia sem correr riscos. O esquema com três volantes dava consistência e não permitia que o Atlético-PR oferecesse perigo. Aos 23, Edílson arriscou de longe e Weverton defendeu com tranquilidade.

Os erros dos donos da casa, especialmente com o lateral-direito Léo, ex-Inter, provocaram as primeiras vaias da torcida com menos de 30 minutos. O Grêmio se fechava na defesa e encaixava os contra-ataques. Em um deles, aos 36 minutos, Luan finalizou muito perto do gol de Weverton. Sem alternativas, o Atlético tentava chegar na bola aérea, que era sempre interceptada pela zaga gremista. O Tricolor voltou a ameaçar aos 40 minutos, de novo em contragolpe. Pela esquerda, Luan tocou para Ramiro, que bateu de canhota, cruzado, pela linha de fundo. O primeiro tempo terminou com o Grêmio amordaçando o Furacão Arena da Baixada. 

Furacão pressiona, mas Tricolor segura o resultado no fim

Publicidade

Duas das três alterações a que o técnico Paulo Autuori tinha direito foram feitas na volta do intervalo: Juninho ocupou a vaga de Galhardo e João Pedro substituiu Marcos Guilherme. As mudanças surtiram efeito e o Atlético mostrou uma postura mais agressiva. Com a marcação adiantada, o Furacão passou a ocupar o campo de ataque, algo que não ocorreu na etapa inicial. Aos 4 minutos, João Pedro levantou na área, Marcelo Oliveira desviou e Luan, no segundo poste, de frente para Marcelo Grohe, chutou de primeira sobre o gol. 

O Grêmio, que até então não tinha produção ofensiva, quase fez aos 23 com Bolaños, mas o arremate foi para fora. O arqueiro rubro-negro brilhou novamente quatro minutos depois, ao evitar o gol de Luan. O Atlético-PR respondeu aos 30 no cabeceio de André Lima, obrigando Marcelo Grohe a fazer uma grande defesa. Aos 37, a primeira troca no Grêmio, com Everton no lugar de Bolaños. O Furacão foi para o tudo ou nada, enquanto o Tricolor desperdiçou boas chances de ampliar o escore com Luan, aos 43, e Everton, aos 45.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR 0 a 1 GRÊMIO

Publicidade

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 24 de agosto de 2016, quarta-feira
Horário: 19h30 
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP)
Cartões amarelos: Thiago Heleno (Atlético-PR); Marcelo Oliveira (Grêmio)
Gol: Miller Bolaños (8/1ºT)

ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Hernani, Galhardo (Juninho), Marcos Guilherme (João Pedro) e Yago; André Lima
Técnico: Paulo Autuori

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Jaílson, Ramiro, Douglas e Miller Bolaños (Everton); Luan (Kaio)
 Técnico: Roger Machado

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.