A Nova Zelândia é a sexta equipe classificada para a Copa das Confederações do ano que vem, unindo-se a Rússia, Alemanha, Austrália, Chile e México. A vaga veio neste sábado, 11, com o título da Copa das Nações da Oceania. Na final, os neozelandeses não saíram de um empate sem gols com a dona da casa, Papua Nova Guiné, vencendo apenas nos pênaltis.
O título é o quarto da Nova Zelândia desde que o torneio passou a ser organizado regularmente, em 1996. Os neozelandeses ganharam em 1998 e 2002, vencendo a Austrália em ambas as ocasiões, e também em 2008, na primeira das três edições até aqui sem a Austrália, que agora é associada à federação asiática.
Em 2012, a Nova Zelândia foi surpreendida pela Nova Caledônia na semifinal e terminou apenas em terceiro. O Taiti ganhou a competição, disputada nas Ilhas Salomão, e virou o saco de pancadas da Copa das Confederações de 2013, no Brasil.
Publicidade
Em Port Moresby, em Papua Nova Guiné, a Nova Zelândia voltou a ter trabalho contra a Nova Caledônia, um território ultramarino francês, vencendo por 1 a 0 na semifinal. Artilheiro da competição, Raymond Gunemba, atacante de Papua, perdeu o pênalti decisivo na final, que acabou com placar de 4 a 2.