O Grêmio foi o único time entre os 20 que disputam o Brasileirão 2016 que não sofreu gols nos quatro primeiros jogos. Na noite desta quinta-feira, 2, no entanto, o Tricolor sofreu quatro gols e perdeu a invencibilidade no campeonato na quinta rodada. A derrota de 4 a 3 para o Palmeiras deixou o time gaúcho com dez pontos, três atrás do líder e arquirrival Internacional e ao lado do Corinthians, mas com vantagem sobre a equipe paulista pelo número de gols marcados: 9 a 8 – ambos têm saldo 5.
Agora o Grêmio volta para casa à espera do confronto com a Ponte Preta no próximo domingo, 5, às 16 horas, na Arena, em Porto Alegre. O técnico Roger Machado não contará com o volante Walace, que foi convocado por Dunga para suprir o corte de Luiz Gustavo na seleção brasileira que disputará a Copa América Centenário nos Estados Unidos. Já o Palmeiras, que subiu para o quinto lugar com nove pontos, enfrentará o Flamengo em Brasília também às 16 horas de domingo.
Primeiro vazamento após quatro jogos
Sem o goleiro titular Marcelo Grohe, que se apresentou na seleção brasileira na quarta-feira e deixou o lugar no time para Bruno Grassi, o Grêmio foi vazado pela primeira vez neste Brasileirão logo no segundo minuto do jogo no Pacaembu. Dudu, ex-Tricolor, fez bela assistência entre os zagueiros pela direita e Gabriel Jesus apareceu nas costas de Bressan para bater com firmeza e balançar a rede – Palmeiras 1 a 0.
Publicidade
A noite chuvosa e fria na capital paulista não começou bem para a equipe gaúcha e a sua torcida ainda provocou uma parada na partida aos 6 minutos devido à fumaça de sinalizadores. Três minutos depois o árbitro baiano Marielson Silva autorizou a continuação do confronto e o Grêmio melhorou em campo. Aos 14, Luan deixou dois marcadores para trás e chutou colocado da entrada da área, tirando tinta da trave esquerda de Fernando Prass.
O Tricolor gostou do jogo e o Palmeiras se encolheu. O empate pareceu ficar mais próximo. Aos 27 minutos, Marcelo Hermes cruzou do canto do campo pela esquerda, Giuliano dominou na pequena área e fez assistência para trás com a chegada de Everton, que, no entanto, mandou a bola sobre a meta. O Palmeiras voltou a acordar no jogo e Bruno Grassi teve de trabalhar com boas defesas nos chutes de Gabriel Jesus e Moisés aos 31.
Nos acréscimos – o árbitro deu jogo até os 49 minutos –, o time da casa chegou perto do segundo gol aos 48, num cabeceio de Moisés que raspou a trave superior. Na sequência, em cobrança de falta, Pedro Geromel cabeceou e acertou o travessão. Bressan, em posição de impedimento, pegou o rebote, chutou e Giuliano desviou para deixar tudo igual – a arbitragem não viu a situação irregular.
Publicidade
Jogo corrido e mais gols na etapa final
O Grêmio procurou a virada no placar desde o começo do segundo tempo e conseguiu aos 10 minutos novamente com Giuliano. Ele aparou cruzamento rasteiro de Edilson da direita e colocou o Tricolor em vantagem – 2 a 1. Mas a alegria durou pouco. Menos de dois minutos depois, Roger Guedes pegou de puxeta a bola que pipocava na área e encobriu Bruno Grassi – 2 a 2.
As equipes seguiram com sede de gols. Aos 14 minutos, o volante Walace deu uma de ponteiro direito, invadiu a área palmeirense e bateu rasteiro, mas Fernando Prass segurou sem dificuldade. O time da casa enfileirou chances desperdiçadas com Gabriel Jesus, em grande defesa de Grassi, aos 17, Moisés aos 20, Roger aos 21 e Tchê Tchê, em outra bela inteveção do goleiro gremista, aos 23. Então, aos 27, Vitor Hugo não vacilou, subiu mais alto que todo mundo e cabeceou para baixo, na cobrança de escanteio, para fazer o terceiro do Palmeiras – 3 a 2.
O Verdão ampliou a vantagem aos 38 minutos. Após cobrança de falta, foi a vez de Thiago Santos ir no alto e cumprimentar Bruno Grassi de cabeça – Palmeiras 4 a 2. O ritmo do jogo não diminuiu nos minutos finais e o Grêmio ainda conseguiu descontar aos 46. Edilson arriscou o chute de fora da área e Fernando Prass não alcançou a bola – 4 a 3.
Publicidade
BRASILEIRÃO 2016 – 5ª RODADA
PALMEIRAS x GRÊMIO
Data e hora: 2 de junho, quinta-feira, 21h
Local: Pacaembu, em São Paulo
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Cartões amarelos: Matheus Sales, Dudu, Vitor Hugo, Fernando Prass e Fabrício (Palmeiras); Marcelo Hermes, Bruno Grassi, Pedro Geromel e Lincoln (Grêmio)
Gols: Palmeiras – Gabriel Jesus (2/1ºT), Roger Guedes (12/2ºT), Vitor Hugo (27/2ºT) e Thiago Santos (38/2ºT); Grêmio – Giuliano (49/1ºT e 10/2ºT) e Edilson (46/2ºT)
PALMEIRAS
Fernando Prass; Tchê Tchê (Fabrício), Thiago Santos, Vitor Hugo e Zé Roberto; Jean, Matheus Sales e Moisés (Thiago Martins); Dudu, Alecsandro (Roger Guedes) e Gabriel Jesus
Técnico: Cuca
Publicidade
GRÊMIO
Bruno Grassi; Edilson, Pedro Geromel, Bressan e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, Giuliano (Bobô), Douglas (Lincoln) e Everton; Luan
Técnico: Roger Machado