Já classificado à próxima fase da Série A2 do Campeonato Gaúcho em razão da derrota do arquirrival Santa Cruz na quarta-feira, o Avenida aplicou 5 a 1 no Riograndense na noite desta quinta-feira, 28, no Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria. Com o resultado, o Periquito chegou aos 19 pontos e avançou para a quarta posição. Além disso, interrompeu uma sequência de duas derrotas consecutivas em clássicos – 1 a 0 para o Galo, nos Plátanos, e 2 a 1 para o Guarani de Venâncio Aires, nos Eucaliptos. O time santa-mariense só escapa da Terceirona 2017 na última rodada se vencer o Pelotas fora de casa e o seu arquirrival Inter-SM tropeçar no Galo na Boca do Monte.
Sem o zagueiro Márcio Nunes e o meia Rafael Tavares, ambos suspensos, o Avenida entrou em campo com várias novidades na escalação. No gol, Anízio começou pela primeira vez entre os titulares. Na lateral direita, Teda iniciou na vaga de Jocenir. A defesa teve três zagueiros: Léo Kanu, Valença e Roger, utilizado na lateral esquerda no lugar de Maurício, que foi deslocado para o meio-campo. Lucas também ganhou oportunidade na meia-cancha e Éber retornou ao ataque.
Avenida larga em vantagem, mas rival empata
Publicidade
O confronto iniciou truncado e com poucas ações ofensivas. O Periquito santa-cruzense alternava os esquemas táticos entre o 4-5-1 e 4-1-4-1. Aos 9 minutos, Márcio Tinga chutou torto de fora da área. Quatro minutos depois, Goico saiu jogando errado. Geison cruzou e Lucas finalizou sem direção. O time visitante voltou a ameaçar aos 25 minutos. Pela esquerda, Maurício cruzou, Lucas entrou em velocidade e cabeceou na rede pelo lado de fora.
A melhor chegada do Riograndense ocorreu aos 33 minutos. Alan fez o pivô e tocou para Alex, de canhota, chutar sem perigo ao gol de Anínizio. Os instantes finais do primeiro tempo reservaram fortes emoções. Aos 41, Lucas bateu o escanteio e Éber, na marca do pênalti, fez de cabeça -1 a 0 para o Avenida. Mas, dois minutos depois, o adversário deixou tudo igual, também em cobrança de escanteio. Anízio fez duas grandes defesas, mas Alex pegou o rebote e empatou o duelo.
Visitantes atropelam na etapa complementar
Publicidade
No segundo tempo, só deu Avenida, que ampliou logo a 1 minuto. Lucas cruzou da direita, Éber fez a parede e Maurício fuzilou de perna esquerda – 2 a 1. O terceiro surgiu aos 16. Maurício roubou a bola no campo de defesa do Avenida, lançou Lucas, que se livrou da marcação, tabelou com Éber e tocou na saída de Goico.
A equipe do Vale do Rio Pardo era muito eficiente nos contra-ataques. Aos 29 minutos, Anízio lançou para Paulinho Simionato, que substituiu Éber. O camisa 9 acionou Lucas, que mandou para o fundo da rede. Foi o segundo dele na partida e o quarto do Avenida. Sem forças, o Riograndense sucumbiu e levou o quinto aos 32 minutos. Paulinho Siimionato recebeu de Maurício e tocou por cobertura na saída de Goico – 5 a 1. Aos 44, Simionato ainda acertou o travessão após cobrança de falta.
Para o confronto diante do São Gabriel no próximo domingo,1º, às 15 horas, nos Eucaliptos, no fechamento da primeira fase, o Avenida não terá Éber, que levou o terceiro cartão amarelo. Em contrapartida, Márcio Nunes e Rafael Tavares ficam novamente à disposição, depois de cumprir suspensão. Com a vaga garantida ao pentagonal semifinal, o técnico Fabiano Daitx deve preservar alguns titulares, já pensando na etapa seguinte, que começa na próxima quarta-feira, 4.
Publicidade
GAÚCHO SÉRIE A2 2016 – 13ª RODADA
RIOGRANDENSE 1 a 5 AVENIDA
Local: Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria
Data: 28/04/2016
Horário: 18 horas
Árbitro: Rogério Espilman
Assistentes: André Guimarães Peil e Ilson dos Santos Ramires
Cartões amarelos – Alan (Riograndense); Éber – 3º – e Roger (Avenida)
Gols: Éber (Avenida) – 41/1ºT, Alex (Riograndense) – 43/2ºT, Maurício (Avenida) – 1/2ºT, Lucas (Avenida) – 16/2ºT e 29/2ºT e Paulinho Simionato (Avenida) – 32/2ºT
RIOGRANDENSE: Goico; Moisés Baiano, Juninho, Jonathas Costa e Jorginho (Javier); Júnior Silva (Joãozinho), Júnior Bilo, Zezinho e Giliardi; Alex (Renan) e Alan
Técnico: Lucas Fossati
Publicidade
AVENIDA: Anízio; Teda, Léo Kanu, Valença e Roger (Alex); Wellington (Kleyton), Geison, Márcio Tinga, Lucas e Maurício; Éber (Paulinho Simionato)
Técnico: Fabiano Daitx
Publicidade