Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Brasileirão

CBF deve adiar mudanças nas regras do futebol para 2017

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pretende adiar para o próximo ano a implantação de mudanças nas regras da modalidade aprovadas pela International Football Association Board (Ifab), órgão responsável pelo tema, no mês passado. A Fifa (Federação Internacional) estabeleceu que as mudanças passam a valer em 1º de junho, quando o Brasileirão já estará em sua quinta rodada.

As mudanças incluem punições mais duras para determinados lances – uma tentativa de agressão no rosto, por exemplo, deverá ser punida com expulsão, enquanto que uma falta fora de campo na linha de fundo será considerada pênalti. Para o comando da CBF, alterações em meio ao Brasileirão ou à Copa do Brasil poderia gerar confusão.

“Faremos uma reunião para decidir se utilizaremos. Já ouvi os outros e sei que a tendência é que não seja aceito (este ano)“, afirmou Sérgio Correa, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, durante o seminário Somos Futebol – Semana de Evolução do Futebol, que está sendo realizado na sede da entidade no Rio.

Publicidade

Já a utilização do árbitro de vídeo (AV) ainda não está garantida para este ano. Inicialmente, a ideia da CBF era implantar o sistema já no início do Brasileirão, mas a Ifab apontou para a necessidade de treinamento e aquisição de equipamentos e pediu pelo menos cinco meses de prazo – o que jogaria o uso do AV para o returno. Agora, o órgão já cogita deixar para o próximo ano. A CBF deverá pleitear, pelo menos, o uso em alguns jogos, para teste.

CBF divulga tabela do Brasileiro com mais jogos às 11h e duelos às 16h de sábado

A CBF divulgou na segunda-feira à noite a tabela desmembrada do Brasileirão 2016, com a definição de datas, horários e locais das 11 primeiras rodadas da competição, que começa no dia 14 de maio. E a principal novidade em relação às outras edições do torneio foi o aumento no número de jogos às 11 horas de domingo e a adoção do agendamento de partidas às 16 horas de sábados.

Os dois primeiros jogos às 16 horas de sábado serão no dia 14 de maio, com Palmeiras x Atlético-PR, no Allianz Parque, em São Paulo e Flamengo x Sport Recife em local a definir. No mesmo dia também ocorrerão os duelos Atlético-MG x Santos, às 18h30, no Independência, em Belo Horizonte, e Coritiba x Cruzeiro, às 21 horas, no Couto Pereira, em Curitiba.

Publicidade

A tabela do Brasileirão traz sempre dois jogos às 11 horas de domingo da primeira até a 11ª rodada e os confrontos iniciais neste horário serão Botafogo x São Paulo, em local a definir, e Santa Cruz x Vitória, no Arruda, em Recife, em 15 de maio. Os outros quatro jogos que fecharão a primeira rodada serão: Corinthians x Grêmio, no Itaquerão, em São Paulo; Figueirense x Ponte Preta, no Orlando Scarpelli, em Campinas; América-MG x Fluminense, no Independência, em Belo Horizonte, todos às 16 horas, e Internacional x Chapecoense, às 18h30, no Beira-Rio, em Porto Alegre.

Quase todas as 11 primeiras rodadas, exceto a sexta, contarão com um jogo às 21 horas de sábado. Chama a atenção também o fato de que a CBF marcou Flamengo x Fluminense, válido pela 11ª rodada, para começar às 11 horas no dia 26 de junho, um domingo. Um clássico neste horário, porém, não é um fato inédito no Brasileirão. No ano passado, em sua campanha rumo ao título de hexacampeão nacional, o Corinthians venceu o Santos por 2 a 0 em um jogo iniciado às 11 horas, no Itaquerão, sob forte calor em São Paulo.

Vale ressaltar também que jogos marcados para começar às 11 horas de domingo se tornaram rotineiros já no último Brasileirão. Com o sucesso de público na maior parte destas partidas neste horário, a CBF acabou optando por aumentar a frequência de confrontos iniciados pela manhã nesta edição da competição.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.