Os principais campeonatos nacionais do futebol europeu estão em sua reta final. E este final de semana foi bastante movimentado nos países do Velho Continente. E, onde se esperava menos equilíbrio é que a emoção promete ser até o fim. O Campeonato Espanhol, que chegou a ter o líder Barcelona com 10 pontos de vantagem na ponta da tabela, agora tem três times com chances concretas de levantar a taça restando cinco rodadas para o término do torneio.
Em crise, a equipe catalã sofreu neste domingo, 17, a terceira derrota consecutiva na competição ao ser superado pelo Valencia por 2 a 1, em pleno Camp Nou. O argentino Lionel Messi, que vem de atuações apagadas, até conseguiu alcançar o seu gol de número 500 na carreira. No entanto, a marca ficou em segundo plano após o revés. Com isso, o time agora divide a liderança com o Atlético de Madrid, que também entrou em campo neste domingo e goleou o Granada por 3 a 0. Ambos tem 76 pontos e veem o Real Madrid colado na terceira posição, com 75 pontos.
A briga pela última vaga na Champions League promete ser acirrada. O Villarreal, quarto colocado, foi derrotado pelo Rayo Vallecano por 2 a 1 e parou nos 60 pontos. Seis pontos atrás, aparece o Athletic Bilbao, que superou o Malaga fora de casa, por 1 a 0. O Celta de Vigo, com 53, também sonha com a vaga. Na zona de rebaixamento, aparecem Sporting Gijon (29), Levante e Getafe (ambos com 28 pontos). Uma posição acima do Z-3 está o Granada, com 30 pontos.
Publicidade
Campeonato Inglês
Sensação do futebol europeu na temporada, o Leicester City perdeu a chance de ampliar ainda mais a vantagem na liderança da Premier League. Jogando em casa, os Foxes saíram na frente do West Ham, sofreram a virada, mas buscaram o empate nos acréscimos. O 2 a 2 ficou em segundo plano, depois de uma péssima atuação da arbitragem, ao assinalar dois pênaltis inexistentes, um para cada lado.
O Leicester soma 73 pontos, oito a mais do que o vice-líder Tottenham. Os Spurs, no entanto, ainda jogam nesta rodada. A equipe de Londres visita o Stoke City nesta segunda-feira, 18, e podem reduzir a diferença para cinco pontos. A terceira colocação é dividida por Manchester City e Arsenal, ambos com 60 pontos. Os Citizens atropelaram o Chelsea em pleno Stamford Bridge, por 3 a 0, com três gols de Sérgio Agüero. Já os Gunners decepcionaram mais uma vez, ao ficar no empate com o Crystal Palace em 1 a 1, no Emirates Stadium.
Publicidade
Leicester e West Ham fizeram jogo marcado por erros de arbitragem
Foto: Divulgação/West Ham United
Ainda sonhando com vaga na Champions League, o Manchester United fez 1 a 0 no Aston Villa e chegou a 56 pontos. O resultado rebaixou matematicamente a tradicional equipe de Birmingham, que tem apenas 16 pontos. Na zona do descenso, ainda estão os rivais Sunderland, com 30 pontos, e Newcastle United, com 28. Acima deles aparece o Norwich, com 31.
Campeonato Italiano
Publicidade
Depois de liderar boa parte do Italiano, o Napoli vê o sonho do título cada vez mais distante. A equipe napolitana acabou derrotada pela Internazionale por 2 a 0, no Giuseppe Meazza, e viu a Juventus abrir nove pontos de vantagem na liderança. A Vecchia Signora goleou o Palermo por 4 a 0 e se aproxima do pentacampeonato, ao somar 79 pontos restando cinco rodadas para o término da competição.
Juve venceu mais uma no Italiano está muito perto do pentacampeonato
Foto: Divulgação/Juventus
Terceira colocada, a Roma tropeçou mais uma vez, ao empatar com a Atalanta: 3 a 3. A equipe da capital chegou a abrir 2 a 0 e sofreu a virada. Mas o ídolo Francesco Totti, no fim, igualou o marcador, e deixou seu time com 65 pontos. A Inter, quarta colocada, tem 61. A briga pela Champions se estende até a Fiorentina, quinta colocada, que venceu o Sassuolo por 3 a 1 e está com 59 pontos. O Milan, sexto colocado, venceu no primeiro jogo após a demissão do técnico Mihajlovic. O Rossonero fez 1 a 0 na Sampdoria e tem 52 pontos.
Publicidade
Na ponta de baixo da tabela, o lanterna Hellas Verona foi derrotado pelo Frosinone por 2 a 1 e se aproxima da queda, ao parar nos 22 pontos. O adversário, com 30, é o 18º, e encostou no Carpi, que tem 31 e é o último fora do Z-3. O Palermo, com 28, é o 19º
Campeonato Alemão
Depois de passar aperto na Champions League, o Bayern de Munique voltou à realidade da Bundesliga e também está perto de comemorar mais um título nacional. Os bávaros golearam o Schalke 04 na Allianz Arena, com show de Lewandowski, por 3 a 0, e estão com 78 pontos. A vantagem sobre o vice-líder Borussia Dortmund, que venceu o Hamburgo pelo mesmo placar, é de sete pontos.
Publicidade
Lewandowski brilhou no triunfo do Bayern sobre o Schalke 04
Foto: Divulgação/FC Bayern
A briga pelas duas vagas restantes na Champions League está mais agitada. O Bayer Leverkusen fez 3 a 0 no Eintracht Frankfurt e chegou aos 51 pontos, na terceira posição. Em quarto, está o Hertha Berlim, que foi derrotado pelo Hoffenheim, 2 a 1. Borussia Monchengladbach, Mainz 05 e Schalke, com 45 pontos, dividem a quinta posição. Na zona de rebaixamento, estão Frankfurt, com 27, e Hannover, com 21.
Outros campeonatos
Na França, o Paris Saint-Germain, já campeão, massacrou o Caen, com um inapelável 6 a 0. O time de Paris, de ressaca após a dolorsa eliminação na Champions League, tem 86 pontos, 28 a mais do que o vice-líder Monaco, que tem 58. Além do time do Principado, o Lyon, que tem 56 e é o terceiro, estariam classificados para a principal competição europeia. Mas Nice, quarto, e Saint-Ettiene, quinto, ambos com 54, seguem na briga, assim como o Lille, que tem 52 e está em sexto.
Em Portugal, o Sporting reassumiu a liderança ao bater o Moreirense por 1 a 0, fora de casa, e tem 74 pontos. Mas o Benfica, com 73, pode retomar a ponta nesta segunda, pois enfrenta o Vitoria de Setubal, em casa. O Porto, com 64, é o terceiro, e está com a última vaga na Champions encaminhada.