Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Mau primeiro passo

Grêmio perde de 2 a 0 para o Toluca em sua estreia na Libertadores 2016

A estadia de quatro dias e as atividades de adaptação às condições de jogo nos 2,6 metros de altitude em relação ao nível do mar no México não foram suficientes para o Grêmio reunir poder de domínio sobre o Deportivo Toluca na madrugada desta quinta-feira (pelo horário brasileiro, noite no local). O time da casa foi superior em praticamente todo o tempo e venceu por 2 a 0 mesmo com um homem a menos em campo desde os 34 minutos da etapa inicial.

Assim, a caminhada do Tricolor rumo ao tri da Copa Libertadores da América começou com tropeço. O próximo compromisso pelo Grupo 6 será no dia 2 de março na Arena, em Porto Alegre, contra a LDU, do Equador. Até lá, as atenções da equipe do técnico Roger Machado se voltam para o Gauchão. Neste domingo, 21, o Grêmio, terceiro colocado no campeonato, recebe o Novo Hamburgo em seu estádio às 17 horas.

Primeiro tempo
O time mexicano tomou a iniciativa de atacar, explorando o jogo aéreo sobre a área brasileira. O primeiro lance de maior perigo foi aos 10 minutos. Zagueiro estreante em Libertadores, Fred tirou a bola batida do escanteio direito no primeiro poste. Ela ficou viva nas proximidades do gol até que a defesa afastou. Esquivel pegou o rebote e bateu com força, mas sobre o alvo. Quatro minutos depois, Fred errou o bote na cruzada de Esquivel e Triverio pegou de primeira na marca do pênalti, muito alto, para fora. A dupla do Toluca repetiu a dose aos 17, mas aí Triverio pegou mal na bola e errou de novo.

Publicidade

O Grêmio começou a se solta mais. Aos 18, Everton arriscou o tiro e a bola subiu demais. Velasco fez jogada individual pela esquerda, aos 22, cruzou e Marcelo Oliveira tocou para escanteio antes da chegada de Esquivel. Aos 28, o Tricolor teve a melhor oportunidade de gol do jogo até então. De uma boa saída de bola da defesa, a redonda chegou no pé esquerdo mágico de Douglas, que fez assistência espetacular entre os zagueiro para Everton. O jovem atacante entrou na área e bateu procurando o canto esquerdo de Talavera, mas errou o alvo. Maicon experimentou o chute de longe aos 34 e o goleiro do Toluca se esticou todo para mandar a pelota a escanteio.

Os donos da casa ficaram com um homem a menos em campo aos 35. Douglas e Velasco discutiram, o volante do Toluca agrediu o do Grêmio com socos e foi expulso pelo árbitro boliviano Gery Vargas. Mesmo assim, o lance de maior perigo foi do time mexicano aos 45. Flores cruzou da intermediária direita e Ortiz subiu mais alto que Wallace Oliveira dentro da área pela esquerda, cabeceando nas mão de Marcelo Grohe. E com apenas 40 segundos de jogo no segundo tempo, o Toluca abriu o placar com Triverio, na pequena área e às costas de Fred e Marcelo Oliveira, cabecear no contrapé de Grohe.

Poderia ter sido mais
O goleiro tricolor foi o responsável pela equipe mexicana não ampliar na altura dos 10 minutos. Ele segurou o tiro direto em cobrança de falta por Cueva e em seguida defendeu no chão a batida de Triverio no risco da pequena área. A jogada desta segunda finalização iniciou de um passe errado de Giuliano no ataque. Em seguida, Roger Machado chamou Fernandinho e o mandou a campo no lugar do meia – saiu vaiado pela torcida gremista -, a fim de ter maior volume ofensivo em busca do empate.

Publicidade

Contudo, o Toluca seguiu mais perigos com a sua artilharia aérea. Ortiz mandou nas mãos de Grohe outra vez aos 18 e Paulo da Silva cabeceou à direita da meta aos 21. Roger apelou para outra alternativa ofensiva aos 22, retirando o “falso 9” Luan e colocando o verdadeiro centroavante Henrique Almeida. Não resolveu. O Toluca segiu com maior volume de jogo e a defesa do Tricolor fazia de tudo para conter as investidas adversárias e não voltar do México com resultado ainda pior. Porém, aos 32 minutos, Triverio entrou na área perseguido por Geromel e esperou o contato por baixo do zagueiro gremista para cair no chão. Vargas apontou pênalti, que o próprio Triverio converteu em gol.

LIBERTADORES DA AMÉRICA
GRUPO 6 – 2ª RODADA
TOLUCA x GRÊMIO

Local: Estádio Nemesio Diez, em Toluca (México)
Data e hora: 18 de fevereiro de 2016, quinta-feira, 0h (de Brasília)
Árbitro: Gery Vargas (Bolívia)
Cartões amarelos: Ortiz (Toluca); Douglas, Wallace Oliveira, Maicon, Marcelo Oliveira (Grêmio)
Cartão vermelho: Velasco (Toluca)
Gols: Triverio (40seg/2ºT e 35min/2º)

Publicidade

TOLUCA
Talavera; Flores, Jordan Silva, Paulo Da Silva e Rodríguez; Antonio Ríos, Velasco, Ortiz, Arellano (Cueva) e Esquivel; Triverio (Saucedo)
Técnico: José Cardozo

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Pedro Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Edinho, Maicon, Giuliano (Fernandinho), Douglas (Lincoln) e Everton; Luan (Henrique Almeida)
Técnico: Roger Machado

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.