A jovem Laura Elisa Pretzel, de 16 anos, disputa desde esta quarta-feira, 17, a categoria juvenil do Mundial de Eisstocksport 2016. A competição ocorre no distrito de Ritten, cidade Collalbo, província de Bolzano, no chamado Süd Tirol da Itália. Otorneio tem a participação de atletas de 23 países e segue até o dia 28 deste mês.
A delegação brasileira chega aos poucos para a 11ª edição do campeonato. Ao todo, 14 atletas estão inscritos para as várias categorias. A maior parte do grupo viajará no próximo sábado, 20. Alguns embarcaram nessa terça, 16, e outros já estão treinando na Europa há algumas semanas. A preparação para a competição vem ocorrendo desde o ano passado e os treinos se intensificaram neste começo de 2016. O maior desafio dos santa-cruzenses na competição é a pista de gelo, já que os treinos no Brasil são realizados em quadras de cimento.
Os atletas da Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport esperam superar os resultados das últimas edições do evento. O maior título conquistado foi a segunda colocação no torneio individual por equipes em 2014, em Innsbruck, na Áustria. Neste ano, uma equipe masculina e uma feminina representam o Brasil na categoria adulto. Além disso, seis atletas vão participar das competições individuais a partir do próximo fim de semana.
Publicidade
O presidente da FGDE, Sergio Luiz Böhm, que também participa do evento desde esta quarta, ressalta a excelente organização da Federação Internacional de Ice Stock Sport. “A cerimônia de abertura foi muito bonita e impressiona o grande número de atletas competindo na categoria juvenil neste ano”, destaca Böhm.