A oitava etapa do Rally Dakar 2016 foi disputada nesta segunda-feira, 11, com um trecho cronometrado de 393 quilômetros e outros 766 quilômetros de deslocamento, em um total de 1.159 quilômetros entre Salta e Belén.
Nos carros, Nasser Al-Attiyah fez valer sua experiência e garantiu a vitória no primeiro encontro dos competidores com as dunas argentinas, com o tempo de 4h12min23s, apenas 12 segundos à frente de Carlos Sainz, que ficou com a segunda melhor marca nesta oitava especial da disputa. Stéphane Peterhansel ficou com o terceiro posto, apenas 31 segundos atrás. Com o resultado desta segunda, Peterhansel assumiu o comando do Dakar, 2min09s à frente de Sainz.
Nas motos, o australiano Toby Price dominou com um tempo de 4h33min14s e 5min17s de vantagem para o português Paulo Gonçalves, o segundo colocado. Price, que faz seu segundo Dakar, assumiu a liderança da competição, abrindo 2min05s de margem para Gonçalves.
Publicidade
Nos quadriciclos, os irmãos argentinos Marcos e Alejandro Patronelli conquistaram uma dobradinha. Marcos completou os 393 km da especial em 5h41min18, 9min17 à frente de Alejandro. Alexis Hernández atrapalhou a festa argentina e negou a Lucas Bonetto o último posto no pódio. Marcos tomou a liderança da disputa entre os quadricilos, abrindo 2min06s de vantagem para Alejandro. Entre os caminhões, o holandês Gerard de Rooy venceu e agora acumula 7min58s de vantagem sobre Eduard Nikolaev, novo segundo colocado. Para Peter Versluis, a diferença já está em 13min29s.