A terceira etapa do Rally Dakar 2016 foi realizada nesta terça-feira, 5, entre Termas do Río Hondo e San Salvador de Jujuy, no noroeste da Argentina, em um trecho de 190 quilômetros.
Nos carros, ao lado do inseparável navegador monegasco Daniel Elena, o francês Sébastien Loeb completou o trecho com seu Peugeot 2008 DKR em 2h09min39s. O destaque do dia fica por conta da reação de dois campeões: Carlos Sainz e Nasser Al-Attiyah. No acumulado das três especiais até agora do Dakar, Loeb sustenta a liderança da competição com 6h01min42s de tempo total. A vantagem do francês para Giniel De Villiers, segundo colocado, é considerável: 5min03s. Stéphane Peterhansel vem logo atrás, em terceiro, 5min15s de desvantagem para Loeb. Mikko Hirvonen aparece em uma ótima quarta colocação, seguido por Al-Attiyah, que ganhou quatro posições em relação à segunda-feira. Sainz também deu um salto e avançou de 14º para décimo lugar.
Nos caminhões, o holandês Hans Stacey chegou em segundo lugar, minimizando os prejuízos da vitória de Martin Kolomy. O tcheco cruzou a linha de chegada com apenas 17 segundos de vantagem sobre Stacey, insuficientes para conseguir mudanças significativas na classificação. Apesar da vitória, Kolomy segue em quarto na classificação geral, 9 minutos atrás de Stacey. Entre os dois, o segundo colocado Pieter Versluis e o terceiro colocado Gerard de Rooy.
Publicidade
Durou pouco a alegria de Joan Barreda Bort por conta da vitória na terceira etapa e da conquista da liderança na classificação geral da disputa das motos. Mas uma punição por excesso de velocidade em trecho monitorado pela direção de prova resultou numa punição de um minuto para Barreda. Assim, o Dakar tem um novo líder nas motos: o eslovaco Stefan Svitko.
Nos quadriciclos, o chileno Ignacio Casale perdeu 4 segundos para o sul-africano Brian Baragwanath – número insignificante ao comparar com os quatro minutos de vantagem que Casale já tinha no segundo dia de prova. Brian até conseguiu alguns ganhos expressivos ao longo do dia, chegando a diminuir 34 segundos de vantagem de Casale na primeira metade do dia. Na segunda, todavia, o jogo virou: Ignacio estabilizou a situação, reverteu os ganhos do rival e acabou o dia com uma perde mínima de vantagem. O brasileiro Marcelo Medeiros se consolidou em terceiro, superando o argentino Alejandro Patronelli.
Publicidade