Os rumores sobre a saída de Pep Guardiola do Bayern de Munique se confirmaram neste domingo. Em comunicado oficial, o clube confirmou que o espanhol não terá seu contrato renovado ao final da temporada. De quebra, anunciou imediatamente o seu substituto: o italiano Carlo Ancelotti, que está sem clube desde o final do último ano, quando deixou o Real Madrid.
De acordo com o jornal alemão Bild, Guardiola comunicou aos jogadores a decisão de deixar o clube no sábado, 19, após a vitória do Bayern sobre o Hannover por 1 a 0, pelo Campeonato Alemão. Já o diretor técnico Karl-Heinz Rummenigge havia sido informado pelo treinador na última semana e trabalhou rapidamente para definir quem entrará em seu lugar a partir da próxima temporada.
Guardiola chegou ao Bayern em julho de 2013, substituindo Jupp Heynckes, que se aposentou naquele ano com o título de campeão da Uefa Champions League. Conquistou duas vezes a Bundesliga, mas falhou nas duas tentativas de levantar a taça da principal competição europeia, sendo eliminado nas semifinais para Real Madrid, no ano passado, e Barcelona, neste ano. Na atual temporada, ele terá mais uma chance para ser campeão da Champions e se despedir da equipe com chave de ouro.
Publicidade
Seu substituto, Ancelotti tem um currículo extenso. Foi três vezes campeão da Champions, sendo duas com o Milan e uma pelo Real Madrid, e bicampeão mundial. Já conquistou algumas das principais ligas nacionais, como os campeonatos Italiano, Inglês e Francês.