A revitalização do calçadão de Venâncio Aires está mais perto de ser realizada. Empresários optaram pela proposta um, apresentada pelo Executivo em reunião no Ministério Público na semana passada. Na ocasião, representantes da Administração Municipal, comerciantes, donos de imóveis e promotoria pública estiveram reunidos para avaliar as mudanças apresentadas e protocoladas por pessoas da comunidade e profissionais de Arquitetura e Urbanismo, relacionadas a remodelação do Calçadão do Centro da cidade, na Rua Osvaldo Aranha, da quadra da Jacob Becker até a General Osório.
Após as representantes da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, a secretária Jalila Böhm Heinemann e a assessora arquiteta Simone Becker Rech, mostrarem os quatro projetos e plantas já com a inclusão das alterações sugeridas pela população, os investidores optaram pela proposta um. O ‘martelo foi batido’ nesta quinta-feira, 12, quando um dos empresários comunicou ao Executivo a decisão tomada em conjunto entre os investidores.
Projeto 01
“A opção se deve pelo fato de entenderem que os estacionamentos são importantes para eles”, explica a arquiteta. A proposta 01 contempla 10 vagas de estacionamento e mais uma para Portadores de Necessidades Especiais, uma vaga de carga/descarga, todas na quadra que compreende entre a Travessa São Sebastião até a esquina com a General Osório.
Publicidade
Já ao longo dos cerca de 170 metros do Calçadão – desde a Jacob Becker até a General Osório-, serão dispostos 12 bancos e 30 luminárias do lado esquerdo de quem desce. Também será realizada a retirada das muretas das floreiras, para dar mais amplitude, e colocação de grades onde houver bancos. A calçada para passeio será de basalto e lajotas de concreto – material de maior durabilidade, e dos atuais 5,8 metros de largura, ficará entre 3,50 metros a 3,20 metros de largura.
Já ao longo da via de rolamento, que terá duas pistas, serão colocadas cinco faixas de segurança em intervalos de cerca de 50 metros, atendendo a normativas previstas para os pedestres no Código Brasileiro de Trânsito.
Para definir a arborização dos canteiros, as representantes do Executivo sugeriram abrir uma enquete com votação popular. Durante a reunião surgiram ideias como pés de erva-mate e também vegetações baixas para dar mais visibilidade às vitrines.
Publicidade
O valor da obra foi orçado em cerca de R$ 249.250,00. Na primeira semana de janeiro, o Executivo e os investidores irão se reunir para tratar de detalhes do projeto e adequar o orçamento à proposta. Os trabalhos de remodelação devem iniciar após as festividades de São Sebastião Mártir, em 20 de janeiro.
LEIA MAIS: Tipuanas do Centro de Venâncio Aires são cortadas
Publicidade