Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Troca de farpas

Rossi ameaça não disputar corrida em Valência após polêmica com Márquez na MotoGP

No domingo, 25, durante o GP da Malásia, na volta 7, o italiano Valentino Rossi afastou o rival espanhol Marc Márquez com a perna esquerda na disputa pela 3ª posição. Após a queda, Márquez recolheu a moto para os boxes e abandonou a prova. Rossi terminou em 3º e ficou apenas sete pontos à frente do espanhol Jorge Lorenzo – vencedor da prova – na liderança da temporada (312 a 305).

O italiano foi considerado culpado pelo acidente e recebeu três pontos de punição por direção irresponsável. Como já tinha um ponto por uma infração anterior, o italiano vai largar em último no GP de Valência. Jorge Lorenzo cobrou sanção ainda mais severa ao companheiro de equipe Yamaha.

De acordo com a direção de prova, que é composta por representantes da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da IRTA, a associação das equipes, e um representante da Dorna, o italiano “deliberadamente abriu a trajetória na curva 14 para forçar outro piloto para fora da linha, resultando em um contato que causou a queda de outro piloto. Isso é considerado direção irresponsável, colocando em perigo outros competidores e, portanto, uma infração do artigo 1.21.2 do regulamento da FIM”, explicou.

Publicidade

Rossi se defendeu alegando que foi um acidente e considerou punição injusta. “Talvez eu nem largue em Valência, eu preciso decidir ainda. Foi uma punição injusta porque não queria que Marc caísse. Eu vou falar de novo o que já disse: eu sinto muito que ele tenha caído, mas eu só queria irritá-lo. Eu sempre fui um piloto justo, o primeiro ponto na minha carteira veio com um pequeno erro na classificação em Misano, mesmo que isso não tenha interferido nada na posição de Lorenzo”, declarou.

Márquez aponta que não foi um incidente de corrida. “Eu senti que poderia ser rápido e assumir a liderança. Então Valentino acabou me passando e estava indo em linha reta, e eu estava o observando. Foi quando ele fez algo com a perna e empurrou meu freio e meu braço. Isso não foi um acidente de corrida. Não foi um contato, não sei como se pode pensar em tirar outro piloto. Nunca havia visto nada parecido com isso. Sou muito jovem, mas estou muito decepcionado. Nunca me senti como hoje, nunca um piloto fez algo assim. Espero que isso acabe aqui, mas não será assim”, disse.

Publicidade

O episódio criou uma rivalidade na imprensa e até na política de Itália e Espanha. Cada país tenta argumentar de alguma forma. A disputa entre Rossi e Márquez havia começado em declarações durante a semana. O espanhol reclamou que o rival queria atrapalhá-lo nos GPs da Argentina e Holanda. Já o italiano destacava que o adversário teria ajudado Jorge Lorenzo no GP da Austrália.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.