O Vale do Rio Pardo terá 21 candidatos na eleição de outubro – cinco a deputado federal e 16 a deputado estadual. Após muitas especulações, a convenção do PTB no sábado acabou confirmando a vereadora e ex-prefeita de Santa Cruz Kelly Moraes e o deputado estadual Marcelo Moraes na disputa por vagas na Assembleia e Câmara, respectivamente. Com isso, o deputado federal Sérgio Moraes, político mais influente da região, ficará de fora da eleição.
As demais convenções acabaram por confirmar o cenário que já estava previsto. PTB, MDB, PT e Novo vão ter mais de um candidato a deputado estadual enquanto outros, como PDT, PSDB e SD optaram por candidaturas únicas. Já partidos fortes na região, como o Progressistas do prefeito de Santa Cruz Telmo Kirst e o PSB (que governa Vera Cruz, Candelária e Venâncio Aires) ficaram sem representação local na disputa pela Assembleia.
Além de Kelly, para a Assembleia concorrem na região Edson Brum (MDB), Adolfo Brito (Progressistas), Ari Thessing (PT), Daniel Fagundes (PSL), André Scheibler (SD), Airton Artus (PDT), Tiago Baggiotto (MDB), Vinicius Medeiros (PSDB), Leonel Garibaldi (Novo), Bete Michailoff (Novo), Hilário da Silva (PR), Paulo Gomes (PRB), Celso Kramer (PTB), Dianefer Schwendler (PT) e Pedro dos Santos (PV). Já a corrida para a Câmara tem, além de Marcelo Moares, Heitor Schuch (PSB), Eduardo Wartchow (Novo), Professor Jamal (Rede) e Zequinha (PPS).
Publicidade
LEIA MAIS: Saiba quem são os candidatos para governar o Estado e o País
QUEM CONCORRE NO VALE DO RIO PARDO
Publicidade
Sem Ana Amélia, 12 vão concorrer ao Senado no RS
Com a saída de última hora de Ana Amélia Lemos (Progressistas), a corrida por duas vagas na bancada do Rio Grande do Sul no Senado contará com 12 candidatos, incluindo Paulo Paim (PT), que tentará o terceiro mandato, além de Beto Albuquerque (PSB) e José Fogaça (MDB), que tentarão retornar ao Congresso, e Luis Carlos Heinze (Progressistas), que entrou aos 45 minutos do segundo tempo após retirar a candidatura a governador. Outros nomes são Mário Bernd (PPS), João Augusto Gomes (PSTU), Everlei Martins (PCdoB), Cleber Soares (PCB), Romer Guex (PSOL), Sandra Weber (SD), Marli Schaule (PSTU) e Carmen Flores (PSL).
Publicidade
Publicidade
Preste atenção nas datas
15 de agosto – Prazo para registro de candidaturas.
16 de agosto – Liberação da propaganda eleitoral, como comícios, carreatas, distribuição de santinhos e propaganda na internet.
31 de agosto – Início da propaganda no rádio e TV.
7 de outubro – Primeiro turno da eleição.
28 de outubro – Segundo turno da eleição.
Publicidade