“Um sentimento de querer consertar o mundo.” Assim Mathias Bertram, conhecido por dividir o comando de uma das empresas que mais cresceram nos últimos anos em Santa Cruz do Sul, define o que o levou a migrar para a política. No último domingo, ele se elegeu vereador com 1.644 votos.
Junto com a família, Mathias está à frente da Lisaruth Delícias Caseiras, uma referência em confeitaria típica alemã e que se tornou parada indispensável para boa parte dos motoristas que cruzam o centro do Estado pela RSC–287. Foi de um amigo que partiu o convite para ingressar no PTB. “Todo mundo tem um pouco de político”, observa.
Na campanha, contou com o apoio de um grupo de cerca de 70 pessoas que se comunicavam via WhatsApp e apostou em redes sociais, em adesivagem massiva de carros e em um jornalzinho no qual apresentou sua história, credenciais e propostas. “Consegui trazer gente que nem queria mais votar”, comemora.
Publicidade
O retorno foi mais do que positivo. Em Pinheiral, sua localidade, recebeu mais de 500 votos. Também teve um desempenho forte no Bairro Aliança e fez votos espalhados por todas as regiões do município.
Aos 30 anos, vai integrar o que alguns vêm chamando de “bancada jovem” – ao lado de Alex Knak (PMDB) e Bruna Molz (PTB), ambos também eleitos pela primeira vez, e Paulo Lersch (PT). Para ele, aliás, que diz não ter pretensões de seguir carreira na política – embora não descarte um segundo mandato –, o estímulo à presença de jovens disputando cargos políticos é fundamental. “Os jovens hoje não querem, mas precisamos que venham”, diz.
Geração de empregos, a principal demanda
Mathias tem especial preocupação com o apoio ao empreendedorismo e com a geração de empregos e renda. “Caminhando pelos bairros, eu vi que estamos precisando disso”, conta. Um dos caminhos que pretende defender na Câmara é o de políticas públicas voltadas ao fomento ao turismo. Outro foco de sua atuação será a fiscalização da gestão dos recursos públicos. “Como empresário, sei que quando um recurso não é bem aplicado, há prejuízo.”
Publicidade
Embora garanta que não abrirá mão do seu papel de oposição – e questione algumas das promessas feitas em campanha pelo prefeito reeleito Telmo Kirst (PP) –, não pretende votar contra projetos que considerar bons e defende um embate “sem ranço e sem brigas”. “O que nosso eleitor quer é uma discussão sadia em torno de um propósito.”
O DESEMPENHO
1,6 mil votos foi a votação de Mathias Bertram
Publicidade
80% do tempo aqui, 20% lá
Questionado sobre como irá conciliar a vida de empresário com a rotina de vereador, Mathias diz que pretende dedicar cerca de 80% do tempo à política e 20% ao negócio. Para isso, dispõe de suporte: os três irmãos e o pai, todos envolvidos diretamente com a empresa, que hoje conta com 80 funcionários.
Publicidade