No que depender do prefeito eleito em Sinimbu, a agricultura será beneficiada na próxima gestão. O setor é uma das prioridades dos candidatos, que compreendem a importância para a economia local. Além de incentivar os pequenos agricultores e dar condições de trabalho, os prefeituráveis ainda pretendem apoiar a diversificação de culturas, que deverá auxiliar em outra demanda: a geração de empregos.
Com uma grande zona rural, os candidatos à Prefeitura, Sandra Marisa Roesch Backes (DEM), Mario Rabuske (PP) e Vanderlei Fredrich (PTB), apostam em comícios para atingir o maior número de pessoas nas localidades, além das visitas de casa em casa. O plano de campanha também ocorre em razão de o município só dispor de uma rádio comunitária, com audiência considerada baixa pelos políticos para o curto período de divulgação de propostas.
Aos 48 anos, Sandra Marisa Roesch Backes disputa o cargo pela terceira vez. A primeira, conforme o presidente do DEM, Carlos Backes Filho, foi em 2008, quando deixou a corrida pela Câmara de Vereadores para substituir o candidato do partido, que teve o registro impugnado pela Justiça Eleitoral. Em Sinimbu, Sandra é conhecida por ser proprietária de um restaurante. Segundo ela, dentre as prioridades do plano de governo estão melhorias e obras no Distrito Industrial para que tenha condições de receber novas empresas, ativação de uma patrulha agrícola e parcerias para ajudar na diversificação de culturas. Sandra tem como candidato a vice Claus Schneider Wagner (PSB).
Publicidade
Prefeito de Sinimbu por três mandatos, Mário Rabuske (PP) volta à corrida eleitoral. O candidato de 67 anos terá a experiência em cargos públicos – também já foi vereador em Santa Cruz e Sinimbu – como aliada neste pleito. Conforme o presidente do partido, Plínio Weigel, Rabuske e o candidato a vice, Valdemar João Biesdorf (PSDB), buscarão apoio para fomentar a agricultura e agroindústrias familiares por meio de parcerias com entidades do setor. Outro desafio do prefeito será o de manter as estradas no interior em boas condições de trafegabilidade. De acordo com Weigel, essa será uma das prioridades do governo. Além disso, Rabuske tentará atrair novas empresas ao município e criar políticas de incentivo às que já estão instaladas.
Sem interesse na reeleição, o prefeito Clairton Wegmann deixou a disputa neste ano. No lugar dele, concorre ao cargo o comerciante Vanderlei Fredrich (PTB) com o vice Elor Sackser (PMDB). Fredrich, de 36 anos, já foi vereador, secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, vice-prefeito e, antes da candidatura, era responsável pela Secretaria Municipal de Administração. Concorreu a prefeito na última eleição, em 2012, quando Wegmann venceu a disputa. Segundo o candidato, a prioridade de seu governo será amparar o interior por meio da criação do fundo para o desenvolvimento da agropecuária. Ele explicou que atender à demanda da agricultura familiar será fundamental para a economia do município, tendo em vista a representatividade do setor para o comércio. Além disso, pretende elaborar projetos a partir de necessidades apontadas pela comunidade.
Eleitores pedem estradas e mais saúde Com a proximidade do dia da votação, os eleitores prestam mais atenção no que é preciso melhorar em sua cidade. Em Sinimbu não é diferente. Na semana passada, uma enquete realizada pela Gazeta do Sul apontou que as estradas do interior e a situação da saúde estão entre as demandas mais urgentes. As más condições das vias foram comentadas por duas das cinco pessoas entrevistadas, assim como a precariedade do sistema de saúde, que enfrentaria falta de médicos especialistas e demora para atendimento e realização de exames. A aposentada Florentina Nunes, de 81 anos, ainda comentou que faltam empregos na cidade. “Estudam tanto, saem da roça e quando chegam aqui, não tem emprego na cidade”, disse.
Publicidade
Patrocínio:
Publicidade