O jornal Gazeta do Sul, a Rádio Gazeta AM e o Portal Gaz divulgam a partir do fim da madrugada desta quinta-feira, 8, a primeira pesquisa eleitoral do ano em Santa Cruz do Sul. Realizado pelo Instituto Methodus, o levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número RS-01468/2016 e mostra como está a corrida pela Prefeitura a menos de um mês do pleito. A votação ocorre no dia 2 de outubro.
Neste ano, cinco candidatos disputam a Prefeitura: Afonso Schwengber (PSTU); Fabiano Dupont (PSB); Gerri Machado (PT); Sérgio Moraes (PTB) e Telmo Kirst (PP). Atual prefeito, Telmo tenta permanecer mais quatro anos no Palacinho. Já Sérgio, que governou Santa Cruz por dois mandatos (1997 a 2004), corre para voltar ao governo municipal.
Os cinco candidatos disputam o voto de 99.928 eleitores aptos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mais curta que as anteriores, a campanha é também mais humilde, uma vez que empresas estão proibidas de financiarem campanhas. Até agora, segundo levantamento da Gazeta do Sul, Afonso, Fabiano, Sérgio e Telmo arrecadaram R$ 115,6 mil e gastaram R$ 67 mil. Gerri ainda não declarou a situação das finanças.
Publicidade
No primeiro debate, realizado sábado passado pela Gazeta Grupo de Comunicações, ficou evidente a polarização e a rivalidade histórica entre Sérgio e Telmo. O candidato do PTB fez duras críticas e cobranças ao atual prefeito. Ambos focaram nos feitos de suas administrações. Os outros três candidatos aproveitaram para defender a necessidade de renovação.
O debate agitou a campanha em Santa Cruz, que ganhou força já na tarde de sábado. A divulgação da pesquisa, nesta quinta, deve servir de combustível para que candidatos e apoiadores entrem com tudo na busca pelo voto. Eles têm 24 dias para isso.
Publicidade