A um mês de os santa-cruzenses irem às urnas para escolher quem vai governar o município pelos próximos quatro anos, os cinco candidatos a prefeito vão estar frente a frente pela primeira vez na manhã deste sábado. O confronto entre Afonso Schwengber (PSTU), Fabiano Dupont (PSB), Gerri Machado (PT), Sérgio Moraes (PTB) e Telmo Kirst (PP) será transmitido ao vivo pela Rádio Gazeta AM e em vídeo pelo Portal Gaz, a partir das 9h30.
Mediado pelo radialista Ronaldo Falkenback, o debate será realizado em um estúdio instalado nas dependências da Gazeta Grupo de Comunicações e terá cinco blocos, dois dos quais serão inteiramente voltados ao embate direto entre os candidatos, quando eles farão perguntas entre si com tema livre. Em outro bloco, eles responderão a questões elaboradas por jornalistas.
Segundo o diretor de rádios da Gazeta Grupo, Leandro Siqueira, a dinâmica foi pensada de forma a priorizar a troca de ideias. “O nosso papel é esse: proporcionar um espaço para que os eleitores conheçam os candidatos e se envolvam com o processo eleitoral”, observou.
Publicidade
Momento-chave da disputa pelo Palacinho, o debate é muito aguardado, já que esta é uma das eleições mais disputadas da história do município. Passados mais de 15 dias do início da campanha, os prefeituráveis vêm evitando o confronto, inclusive na propaganda em televisão e rádio.
Além do debate de sábado, os candidatos devem se enfrentar novamente em 29 de setembro, a quinta-feira anterior ao dia da votação, novamente com transmissão da Rádio Gazeta e do Portal Gaz, mas desta vez direto do anfiteatro da Unisc.
Já no dia 15 de setembro, também uma quinta-feira, será a vez de os candidatos a vice-prefeito ficarem frente a frente.
Publicidade
COMO VAI SER
PRIMEIRO BLOCO
Cada candidato responde a uma única questão: “Por que deseja governar Santa Cruz?”. A pergunta será feita pelo mediador e cada candidato terá dois minutos para responder. A ordem será definida em sorteio prévio.
Publicidade
SEGUNDO BLOCO
Os candidatos farão perguntas entre si, com ordem definida em sorteio prévio. O candidato indica quem vai responder, sendo que cada um pode ser escolhido apenas uma vez. São 30 segundos para a pergunta, dois minutos para a resposta, um minuto para a réplica e um minuto para a tréplica.
TERCEIRO BLOCO
Publicidade
Os candidatos vão responder a perguntas elaboradas por jornalistas da Gazeta Grupo de Comunicações. Vão participar Adriano Júnior (Rádio Gazeta), Cássio Filter (Editora Gazeta), Luana Rodrigues (Portal Gaz), Letícia Mendes (Gazeta do Sul) e Pedro Garcia (Gazeta do Sul). A ordem de quem pergunta será definida em sorteio durante o debate. Quem responde indica outro candidato para comentar a mesma questão. A resposta e o comentário têm dois minutos e a réplica, um minuto. Cada candidato pode ser escolhido até duas vezes para responder.
QUARTO BLOCO
Nova rodada de perguntas entre candidatos, com ordem definida em sorteio prévio. O candidato indica quem vai responder e cada um pode ser escolhido apenas uma vez. São 30 segundos para a pergunta, dois minutos para a resposta, um minuto para a réplica e um minuto para a tréplica.
Publicidade
QUINTO BLOCO
Candidatos fazem as considerações finais. Cada candidato, de acordo com sorteio prévio, terá um minuto e 30 segundos para falar diretamente aos eleitores.
COMO ACOMPANHAR PARA OUVIR
A transmissão da Rádio Gazeta AM 1.180 começa às 9 horas, com a cobertura da chegada dos candidatos à sede da Gazeta.
PARA ASSISTIR
O Portal Gaz transmite o debate em vídeo, ao vivo, a partir das 9h30.