Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eleições 2016

Gazeta FM abre série de debates nesta segunda-feira

A enxuta campanha eleitoral deste ano, com apenas 45 dias, está sendo um desafio a mais para os candidatos na busca pelo voto do eleitor. E, mais do que nunca, os debates serão de grande importância para a apresentação de propostas que sejam de interesse da comunidade. Mantendo sua tradição em debates, a Rádio Gazeta FM promoverá, a partir desta segunda-feira, 29, o enfrentamento entre os prefeituráveis de seis municípios da Região Centro Serra. No caso de Estrela Velha, onde há apenas uma chapa na disputa, será feita uma entrevista.

Os candidatos a prefeito de Sobradinho, Maninho Trevisan (PMDB) e Miguel Vieira (PP), abrem a série de debates entre os candidatos. A novidade neste ano será a presença efetiva dos candidatos a vice-prefeito, que também vão debater entre si em um bloco exclusivo e terão espaço para falar das propostas de sua coligação. Os dois candidatos a vice do município, Armando Mayerhofer (PMDB) e Alencar Furlan (PSB), confirmaram presença.

Os debates terão início sempre às 8 horas. Os candidatos devem estar na sede da emissora às 7h30 para acompanhar o sorteio da ordem de participação. Terão acesso ao prédio da Gazeta somente o próprio candidato a prefeito, o candidato a vice, e o coordenador de cada campanha. A comunicação entre ambos será por bilhetes. Caso um dos candidatos não compareça, o debate dará lugar a uma entrevista com o outro postulante.

Publicidade

Estrutura do debate

O debate promovido pela Gazeta será dividido em cinco blocos e será mediado por Laerson Rigon. Como de praxe, os candidatos terão tempo igual para saudações, perguntas, respostas, replicas, tréplicas e considerações, sem haver tratamentos diferenciados. Durante a permanência no estúdio, os candidatos devem deixar seus celulares desligados e evitar manifestações gestuais e sonoras que não seja no período estabelecido para pergunta, resposta, réplica ou tréplica.

Primeiro bloco:
Cada candidato terá dois minutos para fazer sua saudação inicial. Primeiro, será a vez dos prefeituráveis.

Publicidade

Segundo bloco:
Neste bloco, os candidatos a prefeito responderão a seis perguntas (três para cada), feitas pela produção do debate, com temas aleatórios e de interesse da comunidade. O tempo para resposta será de dois minutos.

Terceiro bloco:
Neste bloco, haverá enfrentamento entre os candidatos a vice-prefeito. Antes, cada um terá dois minutos para fazer suas saudações. A pergunta deve ser feita em 30 segundos. Quem responde terá dois minutos. A réplica será de um minuto, enquanto a tréplica terá também um minuto. Depois, eles utilizarão mais dois minutos para as considerações finais. Os candidatos a prefeito não poderão utilizer o microfone, podendo se comunicar com o candidato a vice somente por bilhetes.

Quarto bloco:
Será a vez do enfrentamento entre os candidatos a prefeito. O esquema é o mesmo do confronto entre os vices. A pergunta é feita em 30 segundos, enquanto a resposta será em dois minutos. Réplica e tréplica em um minuto. Caso o tempo seja ultrapassado, o microfone será cortado do ar pela produção do debate.

Publicidade

Quinto bloco:
Será o espaço destinado às considerações finais dos candidatos a prefeito, com dois minutos para cada.

Cobertura
As empresas da Gazeta Grupo de Comunicações farão ampla cobertura do debate veiculado na Rádio Gazeta, com o envolvimento de toda a sua equipe jornalística. Logo após o término, será publicado um resumo dos enfrentamentos no Gaz Centro-Serra. Já o Jornal Gazeta da Serra terá matérias especiais sobre os debates ocorridos na semana.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.