A fase decisiva da corrida pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul começa daqui a exatamente uma semana, com a abertura da propaganda eleitoral gratuita. Na distribuição do tempo de exposição no rádio e na televisão, quem levará vantagem é o candidato à reeleição, Telmo Kirst (PP), seguido por Sérgio Moraes (PTB) e Fabiano Dupont (PSB).
O horário eleitoral na mídia eletrônica será mais enxuto este ano, com dois blocos diários de dez minutos cada, divididos entre todos os concorrentes. Diferente de pleitos anteriores, os programas serão exclusivos dos candidatos a prefeito. Candidatos a vereador só aparecerão nas inserções distribuídas ao longo da programação, junto com os comerciais.
A divisão do tempo foi fechada ontem pela Justiça Eleitoral. O cálculo é feito da seguinte forma: 10% do tempo é distribuído igualitariamente e 90% é proporcional à representatividade dos partidos na Câmara Federal.
Publicidade
Ao todo, Telmo ocupará mais de um terço dos programas. A vantagem foi garantida pela aliança com o PMDB, firmada na reta final do período de convenções, o que lhe garantiu um minuto e 15 segundos a mais na soma. Para Fabiano, que terá dois minutos e 26 segundos, a negociação fechada de última hora com o PSDB também foi determinante: rendeu um minuto e um segundo. Já Sérgio Moraes, que terá os mesmos dois minutos e 26 segundos, faturou 23 segundos com o ingresso tardio do DEM na coligação. O que mais pesou para o petebista, porém, foi o PSD, outro dissidente do governo Telmo, que agregou nada menos que 40 segundos.
No caso de Gerri Machado (PT), quase a totalidade do tempo de um minuto e 31 segundos vem da cota da própria legenda – seu único aliado, a recém-criada Rede Sustentabilidade, ofereceu apenas quatro segundos. O menor tempo é o de Afonso Schwengber (PSTU), que concorre sem coligação e cujo partido não tem deputado federal. Serão somente 12 segundos.
As inserções
Publicidade
– As inserções Além dos programas, todas as emissoras vão transmitir 70 minutos diários de inserções no decorrer da programação. A legislação prevê que 60% desse tempo seja dedicado aos candidatos a prefeito e 40% aos candidatos a vereador. As inserções serão de 30 ou 60 segundos;
– No caso dos vereadores, cada coligação tem autonomia para decidir como será a divisão do tempo entre os espaços.
A ordem
Publicidade
No primeiro dia, quem abre a propaganda gratuita será Gerri, seguido por Sérgio, Afonso, Fabiano e Telmo. Depois, a ordem passa a ser alternada. A propaganda será transmitida até 29 de setembro.
As regras
– É obrigatória a utilização de legenda oculta (closed caption), janela com intérprete de Libras e audiodescrição;
Publicidade
– Não é permitida a divulgação no rádio e na TV de propaganda eleitoral paga;
– É proibida a utilização do tempo destinado a candidatos a prefeito por candidatos a vereador e vice-versa;
– Também é proibida a utilização de montagem ou trucagem, computação gráfica, desenhos animados e efeitos especiais, bem como mensagens que possam ridicularizar candidato, partido ou coligação.
Publicidade
OS HORÁRIOS
Na TV
13h – 13h10
20h30 – 20h40
No rádio
7h – 7h10
12h – 12h10