Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Impeachment

Votação do impeachment de Dilma deve iniciar às 14 horas deste domingo

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), definiu com líderes de partidos políticos que a votação pelo impeachment de Dilma Roussef deve começar às 14 horas, neste domingo, 17. A expectativa é que o resultado seja divulgado entre as 21 horas e 22 horas.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, Eduardo declarou aos seus aliados que a votação deve iniciar pelos deputados da região sul. Dessa forma, políticos do nordeste e do norte – teoricamente, mais simpáticos ao governo do PT – ficariam para o final. O objetivo é criar uma onda pró-impeachment durante a votação e atingir políticos indecisos. Para decidir, Cunha convocou um almoço em sua residência com seus aliados.

Enquanto isso, a base do governo defende a adoção do mesmo critério usado em 1992, ano em que ocorreu o impeachment do presidente Fernando Collor. Naquela sessão, a votação aconteceu por ordem alfabética. Políticos pró-impeachment acreditam que não existe relevância na decisão do critério.

Publicidade

Oficialmente, foi decidido que os trabalhos serão abertos nesta sexta-feira, 15, às 8h55, com a fala dos autores da denúncia e a manifestação da defesa da presidente Dilma. As duas partes terão apenas 25 minutos para fazerem as suas declarações. Depois, cada um dos 25 partidos com representação na Câmara e os líderes da maioria e da minoria terão uma hora para discussão.

Pelo menos 28 horas vão ser necessárias para a discussão inicial. O debate iniciado na sexta-feira tem chances de se prolongar até as 13 horas de sábado, 16. Dessa forma, isso ultrapassaria o horário previsto por Cunha para o início da sessão deste dia, que começaria às 11 horas. Essa sessão começa com a fala dos deputados que se inscreverem no dia anterior (das 9 horas às 11 horas) para discutir o relatório. Neste dia, todos os líderes terão direito de falar por suas bancadas, com tempo correspondente ao tamanho da mesma.

Cada um dos deputados inscritos terá direito a 3 minutos de fala. Se os 513 optarem por discursar, serão 1.539 minutos, o equivalente a 26 horas. Cunha tem a intenção de encerrar os debates ainda no sábado. Se não houver interrupções, essa fase deve durar até as 13 horas de domingo.

Publicidade

O cronograma foi definido nesta terça-feira, 12. Está previsto para que a sessão inicie às 14 horas, com a fala dos líderes partidários. Logo depois, representantes dos partidos terão 10 segundos para fazer o encaminhamento e a orientação da votação.

Planejamento        

Cunha, adversário declarado, passou os últimos meses planejando a forma que a votação aconteceria. Diante da possível manobra de deputados contra o impeachment faltarem à sessão, o peemedebista já definiu um contra ataque. Mesmo que a ausência seja benéfica para a oposição – É necessário 343 dos 513 votos para que o pedido seja remetido ao Senado – sua intenção é fazer sucessivas chamadas nominais dos faltos, deixando claro seu partido e o Estado. Deixando claro quem foram os “fujões”.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.