Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

OBITUÁRIO

Morre Aladio Isayas Klafke, aos 90 anos

Faleceu na quinta-feira, 22, pela manhã, em sua residência, no Bairro Senai, de mal súbito, o aposentado Aladio Isayas Klafke, aos 90 anos. O velório transcorreu a partir das 13 horas na Capela da Funerária Martin, anexa ao Cemitério Ecumênico da Paz Eterna, e o sepultamento ocorreu às 18 horas, no Cemitério Santo Antônio.

Rio-pardense, nascido em 6 de julho de 1930, mudou-se para Santa Cruz do Sul quando seu pai, Aloisio José Klafke, já viúvo, se instalou na Rua Travessa Evaristo Alves de Oliveira, juntamente com os filhos. Ali, seu Aladio, que atuou como empregado junto a uma madeireira, aposentando-se nessa condição, morou ao longo de toda a sua vida.

Casou-se com Romilda Regina Klafke, natural de Vale do Sol e que atuou como costureira industrial. Unidos por quase 70 anos, seu Aladio e dona Romilda tiveram oito filhos, que criaram com muito zelo: Mauro, Romeu, Liane, Flávio, Carlos, Paulo, Alvaro e Celso. O jornal Gazeta do Sul era uma presença constante na família; a assinatura foi feita ainda por seu Aloisio, e posteriormente seu Aladio prosseguiu com a assinatura ao longo das décadas.

Publicidade

Aladio Klafke nasceu em Rio Pardo, mas viveu quase toda a vida em Santa Cruz

LEIA TAMBÉM: Total de óbitos em Santa Cruz cresceu 43% em 2021, até a metade de março

Ao valorizar a leitura e a cultura, o casal inspirou os filhos, que se formaram e firmaram em diferentes áreas: Liane permaneceu residindo com os pais, enquanto dois irmãos residem em Guaíba, dois em Porto Alegre, um em Canoas e Paulo mora há alguns anos em Faro, em Portugal.

Já o filho primogênito, Mauro Luís Klafke, a partir do incentivo à leitura desde menino, tornou-se escritor e professor de Geografia, com mestrado na área, residindo em Gramado Xavier, e já aposentado. Em vários de seus livros de contos e poemas, Mauro recuperou memórias e histórias familiares, da rotina no bairro em épocas passadas.

Publicidade

Além da esposa, dona Romilda, hoje com 87 anos, e dos oito filhos, seu Aladio deixa enlutados 13 netos e 13 bisnetos, e os demais familiares. A missa de 7º dia, em memória, será no sábado, dia 1º de maio, a partir das 17 horas, na Igreja Nossa Senhora da Conceição.

LEIA TAMBÉM: Academia de Letras lança e-book com textos inéditos; leia gratuitamente

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.