Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Inovação

Daer usará nova tecnologia para inspecionar rodovias

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) adotou uma tecnologia pioneira no Brasil, voltada à segurança das rodovias, nessa quarta-feira, 29. Por meio de um programa chamado iRAP – sigla em inglês para International Road Assessment Programmet – a autarquia vai inspecionar e avaliar rodovias com altos índices de acidentes através de um sistema de classificação por estrelas. A partir dessas informações, serão identificadas as áreas de risco e projetadas soluções para aumentar a segurança dos usuários das rodovias.

Conhecido em português como Programa Internacional de Avaliação de Rodovias, o recurso desenvolvido por um consórcio internacional capta os dados por meio de um veículo de inspeção. Esse automóvel é capaz de obter imagens de referência geográfica em 360 graus. “As informações geram um arquivo do iRAP contendo todos os atributos da rodovia, que permitem classificá-la por estrelas e servem como base para a elaboração do Plano de Investimentos para Rodovias Mais Seguras. São dois relatórios que objetivam combater os pontos críticos e, mais do que isso, salvar vidas”, explica o diretor de Gestão e Projetos do Daer, Sívori Sarti da Silva. 

A contratação do programa foi proposta pelo Banco Mundial (Bird) como parte de seu projeto de financiamento para melhorar as condições da malha rodoviária do Estado.

Publicidade

Projeto inicia por 1.500 mil quilômetros de 24 rodovias pavimentadas

Num primeiro momento, o Daer usará o sistema para inspecionar e avaliar a segurança de 1.500 mil quilômetros de suas estradas pavimentadas. O veículo do iRAP (imagem em anexo) está nas estradas desde quarta-feira e deve percorrer trechos de 24 rodovias por aproximadamente uma semana. Os locais foram selecionados a partir de dados sobre acidentalidade e volume de tráfego.

Após esse período, serão gerados os relatórios que registram 78 atributos das vias. Entre eles, estão as condições do pavimento, acostamento, vegetação da região, largura da pista, acessos e travessias de pedestre. Ainda neste ano, as informações técnicas estarão disponíveis aos engenheiros do Daer que poderão avaliar quais rodovias mais necessitam de intervenções.

Publicidade

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.