As distribuidoras RGE e RGE Sul, concessionárias do Grupo CPFL responsáveis pela distribuição de energia a 373 municípios gaúchos, abriram chamada pública para a seleção de projetos de eficiência energética. As iniciativas, que serão implementadas em 2019, deverão colocar em prática novas formas de uso consciente de energia, promovendo a eficiência energética e o combate ao desperdício. O aporte financeiro das duas empresas será de R$ 14,9 milhões em todo o processo e contemplará projetos de clientes residenciais, industriais, comerciais, rurais, do poder público, serviço público e iluminação pública. Em todo o Grupo CPFL, o investimento chega a R$ 63 milhões.
O prazo para a o envio das propostas e documentação se encerra em 6 de setembro e os projetos selecionados serão conhecidos em 31 de outubro, através dos sites da RGE e RGE Sul. Os editais dos chamamentos públicos podem ser encontrados no site do Grupo CPFL, em que estão todas as regras e orientações para a elaboração dos projetos. Qualquer cliente da área de concessão de cada uma das concessionárias pode participar, individualmente ou de maneira coletiva, apresentando, por exemplo, um projeto de eficiência energética para o condomínio onde mora.
O Programa de Eficiência Energética (PEE) das empresas do Grupo CPFL é regulado e fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além de projetos como esses da chamada pública, o PEE contempla ações como distribuição de lâmpadas de LED diretamente aos clientes e substituição de geladeiras e chuveiros antigos, além de ações junto a clientes da indústria, comércio e meio rural e iniciativas de educação com distribuição de cartilhas em diversos espaços e palestras em escolas.
Publicidade