A paralisação dos trens causada por um rompimento de cabo provocou transtorno para milhares de passageiros da Região Metropolitana de Porto Alegre, na manhã desta terça-feira, 17. Por volta das 6h45 o sistema dos trens ficou operando em sentido único, e por volta das 8 horas, parou completamente. As atividades voltaram ao normal apenas às 12h30. Segundo a Trensurb, um raio teria atingido um vagão que se dirigia até Porto Alegre e obrigou o trem a parar devido à falta de energia.
De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Pedro Bisch Neto, a falha de comunicação entre a fundação e a Trensurb pode ter agravado ainda mais o problema. Conforme Neto, a Metroplan não foi alertada sobre a interrupção dos trens, impedindo que as empresas de ônibus pudessem acionar as frotas reservas para amenizar a situação.
Os passageiros se queixavam de atraso nas viagens e falha de comunicação. Nas redes sociais, usuários reclamavam que o operador do trem não trazia informações claras sobre o problema. Quando o transporte parava em alguma estação, de portas abertas, não havia orientação se os passageiros deviam desembarcar ou permanecer no vagão.
Publicidade