Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Justiça

Nelson Meurer é primeiro político condenado pelo STF na Lava Jato

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, na tarde desta terça-feira, 29, por unanimidade, o deputado federal Nelson Meurer (Progressistas-PR) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no esquema de desvios na Petrobras. Este é o primeiro julgamento de uma ação penal da Lava Jato no STF, mais de quatro depois do início da operação. A condenação resultou em uma pena de 13 anos, 9 meses e 10 dias em regime inicial fechado. Além disso, a estatal terá de ser indenizada em R$ 5 milhões.

O julgamento de Meurer foi retomado nesta tarde com o voto do ministro Dias Toffoli. Além de Toffoli, os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski acompanharam parcialmente os votos de Luiz Edson Fachin e Celso de Mello. Os cinco ainda discutem a pena a ser cumprida pelo deputado. Dois filhos do parlamentar, Nelson Meurer Júnior e Cristiano Augusto Meurer, foram condenados por corrupção passiva, mas absolvidos da acusação de lavagem de dinheiro.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa Meurer de uma série de irregularidades, entre elas de ter recebido pelo menos 29,7 milhões de reais, correspondentes a 99 repasses de 300 mil reais mensais oriundos de um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro estabelecido na diretoria de abastecimento da Petrobras.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.