Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DOAÇÃO

Bíblia de 1860 mantém vivo pedaço da história

Um dos livros mais lidos do mundo e também um dos mais sagrados foi entregue à Casa da Cultura Amário João Lazzari, de Sobradinho. O fato não seria tão interessante caso a Bíblia não tivesse 158 anos e fosse escrita em alemão. A entrega foi realizada na manhã de sexta-feira, 26, pelo médico Gilson Sebastiany. O livro histórico foi recebido pela diretora de Cultura, Ingrid Hermes. O está disponível para consulta e manuseio no museu, na Casa da Cultura.

De acordo com Sebastiany, o livrou chegou até ele através de um prima, que reside em Agudo. “Esta bíblia pertencia a sua mãe e, provavelmente, veio junto na época da imigração, o que pode ser percebido quando olhamos a data”, explica. Gilson destaca que a intenção de doar surgiu por não ter interesse pessoal no livro. “Também porque recebi de um parente distante, então acho que na Casa da Cultura mais pessoas podem ter acesso a esse material, até mesmo pessoas que são descendentes alemães e que gostaria de ver algo assim”, disse.

A Bíblia pode ter sido trazida com imigrantes alemães que chegaram à região naquela época. Com capa de madeira, é possível perceber o cuidado que o livro recebeu, apesar das avarias causadas pelo tempo. Agora está à disposição no museu, que guarda e preserva um pedaço da imigração alemã no estado.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.