Depois de um mês de preparação, com o momento tradicional de visita da santa nas comunidades do interior e da novena móvel, chegou a hora de Sobradinho celebrar a sua padroeira. Ocorre neste domingo, 4, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, com uma extensa programação que se inicia ainda pela manhã, e encerra pela tarde, com as atividades no Parque da Fejão, mobilizando milhares de devotos de toda a região.
A festa, que recebe visitantes inclusive de fora do Centro Serra, terá início às 8h30, concentração dos fiéis em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes, de onde partirá, às 9 horas, a procissão motorizada, reunindo as caravanas das comunidades e as padroeiras. O destino é o Parque da Fejão, onde, às 10 horas, está marcada para iniciar a missa festiva, no Ginásio Antônio Dors. Depois, a programação terá atividades diversas, encerrando no final da tarde.
Conforme o padre Gelso Bernardy, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, as novenas tiveram início no último dia 24 e encerraram nessa quinta-feira, com a chegada da imagem da santa na capela Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Peões. Na noite desta sexta-feira, 2, feriado municipal, haverá momento para devotos louvarem a padroeira de Sobradinho, na Igreja Matriz. Todas essas atividades precederam o ponto alto da celebração.
Publicidade
As novenas também foram realizadas nas comunidades com missas ocorrendo nos bairros Pinhal, Medianeira, Vera Cruz, Maieron, Rio Branco, União, Baixada e também na localidade de Linha Quinca. Em todas as ocasiões, conforme Gelso, foram disponibilizados ônibus para a comunidade católica participar, tendo como ponto de partida a Igreja Matriz.
Paróquia de vigário novo
Durante entrevista ao programa Giro Regional, na Rádio Gazeta FM, foi apresentado o novo vigário-geral da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes. Natural de Caçapava do Sul, Matheus Venturini frequenta a Igreja Católica há cerca de 20 anos, participando do seminário menor em Cachoeira do Sul e, depois, cursou a faculdade de Filosofia e Teologia em Santa Maria, concluidas em 2011.
Publicidade
Em 2012, foi ordenado diácono e padre, sendo designado para atuar em Caçapava do Sul por dois anos, sendo, posteriormente, transferido para Cerro Branco, onde ficou até o final do ano passado. “O vigário e o pároco podem fazer as mesmas funções, mas o segundo tem o peso da legislação da paróquia, conduzindo todas as decisões. Mas o vigário auxilia nos trabalhos pastorais, grupos, celebrações e em todas as necessidades que a paróquia tenha”, comentou.
Programação – Nossa Senhora dos Navegantes
Publicidade
8h30 – Concentação dos fiéis em frente a Igreja Matriz
9 horas – Início da procissão motorizada
10 horas – Missa Festiva
12 horas – Almoço festivo
13 horas – Hora Mariana e reza do terço
15 horas – Celebração, benção do Santíssimo e benção da Saúde
16 horas – Reunião dançante com Leandro Silva e Banda Nova Canção, com entrada franca. No intervalo, sorteio da rifa