E o ano de 2018 começa com uma notícia e tanto para a cadeia de tabaco, carro-chefe da economia do Vale do Rio Pardo. A Philip Morris International, uma das gigantes mundiais do setor, conhecida por marcas como Marlboro, revelou que vai parar de vender cigarros no Reino Unido. O comunicado foi feito por meio de anúncios publicados na imprensa britânica na terça-feira em que a empresa anuncia, em letras garrafais: “Nossa resolução de Ano Novo: vamos tentar largar os cigarros.”
O anúncio prossegue: “A cada ano, muitos fumantes desistem do cigarro. Agora é a nossa vez.” Na peça, a empresa afirma que a melhor atitude a ser tomada pelos 7,6 milhões de fumantes britânicos é parar de fumar e defende que os cigarros tradicionais sejam substituídos por alternativas mais saudáveis, como cigarros eletrônicos e os chamados produtos de tabaco aquecido. A empresa, inclusive, lançou um site com dicas para largar o cigarro e migrar para outros produtos. “Nenhuma companhia de cigarros fez algo parecido até agora”, diz.
A notícia começou a circular na imprensa brasileira ontem à noite. Ainda não se sabe se essa é uma ação que se limitará ao território do Reino Unido ou se é o início de uma estratégia mundial de uma das líderes do mercado de tabaco – o que representaria um marco histórico para a cadeia que garante a estabilidade econômica de Santa Cruz e centenas de outros municípios no Sul do Brasil. Fato é que as empresas de tabaco vêm admitindo cada vez mais que a tendência de queda de fumantes é irreversível e que a salvação do setor está nos produtos alternativos. Resta saber se o passo dado pela Philip Morris é o início da nova era.
Publicidade
Publicidade