Um lote inteiro de leite condensado da marca Fazendeira, de Minas Gerais, foi proibido de ser comercializado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última quinta-feira, 28. O lote vetado foi o 0681M1, que estava contaminado com Estafilococos Coagulase Positiva (EPC), bactéria que provoca dor de barriga, mal-estar e vômitos. O laudo veio do laboratório Central Noel Nutels, do Rio de Janeiro.
“A Baduy e Cia Ltda., empresa fabricante do leite condensado Fazendeira, não poderá mais comercializar e distribuir o produto, além de ter que recolher todo o estoque existente no mercado”, informou a Anvisa, na semana passada. A proibição foi publicada no Diário Oficial da União.
Antes do laudo oficial, o lote do produto já estava interditado há 90 dias como forma preventiva. Nesse prazo, a fabricante teve oportunidade de apresentar uma contraprova. No entanto, isso não ocorreu. A Baduy e Cia afirmou, em nota, que todo o lote contaminado já foi recolhido dos mercados. A fabricante disse, ainda, que não recebeu nenhuma reclamação relacionada ao lote citado e que este foi analisado por outro laboratório, contratada pela empresa, e que o laudo não mostrou irregularidades com o produto. Confira a nota na íntegra.
Publicidade
Esta semana, três lotes de queijo de uma marca gaúcha também foram proibidos pela Anvisa. Os produtos da marca Friolack estavam contaminados com a bactéria Listeria monocytogenes, capaz de provocar listeriose e infecções no sistema nervoso central.
LEIA: Anvisa proíbe venda de três lotes de queijo de marca gaúcha
Publicidade