Em agosto, o número de novas vagas de trabalho com carteira assinada somou 35.457, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira, 21, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Segundo o Caged, agosto foi o quinto mês seguido com mais vagas de trabalho formal abertas do que fechadas no país.
No mês anterior, julho, foram gerados mais 35,9 mil postos de trabalho com carteira assinada. De janeiro a agosto deste ano, o mês de abril foi o que apresentou melhor resultado: 71,2 mil novas vagas em postos de trabalho formal.
O Rio Grande do Sul teve saldo negativo de geração de empregos formais. Agosto fechou 1,3 mil vagas com carteira assinada sendo o quarto saldo pior do Brasil. O saldo decorre da abertura de 86,7 mil vagas e do fechamento de outras 88,1 mil.
Publicidade
No entanto, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o desemprego continua alto. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), no trimestre de maio a julho, 12,8% dos brasileiros estavam desocupados, número que representa um quantitativo de 13,3 milhões de pessoas.
Publicidade