O mar no Litoral gaúcho amanheceu agitado nesta sexta-feira, 11. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) emitiu um alerta para ondas que podem atingir até quatro metros de altura. Até o momento, não houve medição, mas as ondas estavam mais altas que o normal e com ressaca que beira as dunas de areia. Os ventos chegaram aos 86 quilômetros por hora.
Por conta do vento forte, a plataforma de Atlântida amanheceu fechada nesta sexta-feira. Em Tramandaí, o vento derrubou fios de luz e ao menos um poste corre risco de cair. A previsão é de que a frente fria se intensifique e que a ressaca vá reduzindo ao longo do dia. Porém, a instabilidade ganha força e tempestades devem se espalhar pelo Rio Grande do Sul no fim de semana.
Para esta sexta-feira, segundo a MetSul Meteorologia, muitas nuvens são esperadas, com chuva mais concentrada no Oeste e, sobretudo, no Sul. No Noroeste e no Norte, haverá aberturas maiores de sol e abafamento. Em algumas cidades deve haver rajadas fortes de vento. Para Santa Cruz do Sul, são esperados ventos de 20 quilômetros por hora e a chuva deve se estender até a noite.
Publicidade
No sábado, 12, a instabilidade inicia desde cedo no Oeste e no Sul, alcançando a maioria das regiões até o fim do dia, podendo ter chuva forte e temporal em pontos isolados. Em Santa Cruz, são esperados 30 milímetros de precipitação e as temperaturas ficam entre 16 e 22 graus. O domingo terá chuva generalizada no território gaúcho com altos volumes em diversas regiões. Segue o alerta para riscos de temporais localizados com vento forte.