O bolso dos consumidores com o aumento de tributos sobre combustíveis não vai doer apenas no momento de abastecer o veículo. A medida também irá elevar o valor das contas de luz a partir do próximo ano, segundo previsão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso porque o diesel também é um combustível usado em parte das termelétricas que geram energia no Brasil.
O Ministério de Minas e Energia disse que está estudando os efeitos de PIS e Confins sobre combustíveis na tarifa da luz. O aumento deve refletir na chamada Conta de Consumo de Combustível (CCC) que reúne recursos para bancar parte do gasto com a compra de combustível que abastece termelétricas no Norte do país. Apesar de beneficiar apenas estados do Norte todo o país contribui para a conta e esse combustível é usado em parte dar termelétricas que geram energia no Brasil.
Publicidade
Neste ano, os consumidores brasileiros terão que pagar R$ 5,056 bilhões para a CCC em conta de luz. Porém, nem todo esse valor será usado para a compra de óleo diesel.
Publicidade
A previsão é que a bandeira tarifária fique em primeira estância na cor vermelha a partir de agosto até o fim do ano. Isso significa a cobrança extra de R$ 3,00 a cada 100 quilowatts/hora de energia consumidos.
Publicidade