Acontece na manhã desta segunda-feira, 24, a Operação Tormenta-Fase 3, com objetivo de desarticular uma organização criminosa que praticava fraudes licitatórias e crimes contra a administração pública, envolvendo a contratação de diversas empresas privadas para consecução de tarefas no âmbito do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) da Prefeitura de Porto Alegre. A ação é da polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública e Ordem Tributária do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).
Estão sendo cumpridas 26 ordens judiciais de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Alvorada e Viamão. Participam 129 policiais civis em 43 viaturas. A Polícia faz buscas na sede da Cootravipa, no DEP e em empresas. Ex-diretores do DEP e uma casa de um servidor, que estaria sendo usada por integrantes da Cootravipa, também são alvo. A operação visa à apreensão de documentos que corroborem com as provas até o momento obtidas, em relação aos crimes investigados.
Estão sob investigação o superfaturamento em contratos de manutenção de casas de bomba e limpeza de bueiros; serviços que são executados ou condicionados à execução de outros serviços, não descritos em licitação; ateste de serviços prestados a menor ou sequer prestados; falsa prestação de contas de serviços não prestados, entre outras irregularidades recentemente impugnadas pelo Tribunal de Contas do Estado.
Publicidade