O Arranjo Produtivo Local (APL) do Vale do Rio Pardo – Agroindústrias e Produção de Alimentos participou nesta segunda-feira, dia 3, de uma aula no Campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Tramandaí. O gestor do APL, Jesus Edemir Rodrigues, fez a explanação do case do arranjo, especialmente no quesito articulação de entidades, captação de recursos e aplicação dos projetos.
A atividade foi realizada aos alunos do curso de Ciência e Tecnologia, num convite do professor Alex Mengel, sendo que ainda houve a explanação de outras experiências de empreendimentos em inovação, além de empresas da incubadora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Segundo o professor Alex, o momento foi muito importante para os alunos, muitos deles já empreendedores, que buscam ver como é a articulação das entre os setores público e privado, além de diferentes entidades.
Jesus detalhou as ações de articulação do APL e da gestão através da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em especial, o seu envolvimento junto aos agricultores familiares e também às entidades que compõem o arranjo. “O APL se envolver diretamente para articular recursos públicos para os municípios da região e também da agricultura familiar”, citou. O gestor ainda falou sobre o acesso a recursos via projetos e na importância da articulação para conseguir mobilizar a região.
Publicidade